Lewis terman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• • • •

Introdução……………….……….diapostivo 3 Desenvolvimento…........…diapositivo 4 até 16 Conclusão……………………....diapositivo 17 Webgrafia………………………diapositivo 18

No âmbito da disciplina de Psicologia de desenvolvimento, foi-nos proposto um trabalho sobre as teorias de inteligência do autor Lewis Terman. Lewis Terman é o psicólogo americano mais conhecido por ter inventado o teste de QIStanford-Binet e o iniciador do estudo longitudinal a crianças com Qi alto. Terman propôs usar os testes de QI para classificar as crianças e coloca-las na faixa adequada de trabalho. Mais tarde, iniciou os estudos genéticos de Genius, um estudo de longo prazo de crianças sobredotadas. Estas crianças ( “cupins”) não se encaixavam nos estereótipos existentes, normalmente eram mais altas, com melhor saúde,melhor desenvolvimento físico e adaptadas socialmente melhor em comparação com as outras crianças.

→ Lewis Madison Terman nasceu em 15 de Janeiro de 1877 no condado de Johnson, Indiana. → Estudou no Colégio Central Normal em Danville e na Universidade de Indiana. → Formou-se em psicologia da Universidade Clark, em 1905.

→ Foi professor de psicologia e educação na Escola Estadual Normal emLos Angels, de 1906 a 1910, → Em 1910 foi para a Universidade de Stanford, como professor de educação. → Introduziu o termo quociente de inteligência (QI), medida do índice de inteligência para crianças e adultos. → Reviu também os testes de inteligência de Alfred Binet e Theodore Simon.

→ → → → → → → →

A higiene da criança Escola (1914) A mensuração da inteligência (1916) O uso de testesde inteligência (1916) A Inteligência de escolares (1919) Terman Group Test da Capacidade Mental (1920) Stanford Achievement Test (1923) Estudos genéticos da Genius (1925) Sexo e Personalidade: Estudos em masculinidade e feminilidade (1936, com Miles Catharine Cox) → Fatores Psicológicos na felicidade conjugal (1938) → A criança Gifted Cresce (1947)

O QI é uma medida obtida por meio de testesdesenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário. Nesses testes, quase sempre são empregadas medidas como: tempo médio de solução dos problemas, quantidade de erros/acertos, etc. Esse teste foi desenvolvido no ano de 1900 por um psicólogo chamado Alfred Binet. O inventor Binet acreditava que toda pessoa já nascia com ainteligência pronta e que não precisava ser desenvolvida nos estudos ou estímulos. Por isso Binet testava as crianças e com o teste de QI já dizia o nível de inteligência que essas crianças teriam durante toda a vida.

O objetivo dessa medição era distinguir crianças ditas normais de crianças que tinham ou iriam ter problemas de aprendizagem. Depois de descobrir qual criança poderia ser considerada comoaquela que não tinha muita inteligência então deliberavase que essa criança não precisava frequentar mais a escola já que não iria aprender muita coisa. Após dezasseis anos o psicólogo Lewis Terman estudou o teste de QI e criou uma nova fórmula que iria dizer qual seria a idade mental de cada criança. Terman comparava as respostas entre as crianças para poder dizer qual eram os níveis das suasinteligências. Para calcular o nível de inteligência o psicólogo fazia perguntas objetivas e criava problemas matemáticos.

Os testes são projetados para que o coeficiente médio seja em torno de 100, e que a curva seja muito próxima de uma Gaussiana (distribuição normal).

O QI é estudado porque se correlaciona muito bem com o sucesso medido numa variedade de eventos na vida de um sujeito.Pessoas com alto QI geralmente tem altos graus de educação (mestres, doutores e pós-doutores), salários elevados e saúde ótima. Por outro lado, a sensação de felicidade pessoal não parece estar ligada com a inteligência do sujeito.

QI = x100

A classificação proposta por Lewis Terman era a seguinte: → QI acima de 140: Genialidade; → 121 - 140: Inteligência muito acima da média; → 110 - 120:...
tracking img