Posicionamento da marca mcdonalds segundo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do Posicionamento da Marca “Mcdonald’s” em relação ao Marketing.

Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo acerca do posicionamento da marca Mcdonalds no segmento de restaurantes “fast-foods” em relação ao marketing. A metodologia do estudo propôs a análise macro do marketing realizado pela empresa durante todo seu tempo de vida, desde seu surgimento até os dias atuais.Considera-se como resultados do estudo, que a nova estratégia de marketing adotada pela rede tem o objetivo de atingir as famílias, principalmente pessoas mais jovens que tem uma preocupação maior com a alimentação e saúde, ao mesmo tempo tenta mudar sua imagem perante o público de grande “vilão” da saúde.

Introdução
Fundada em Abril de 1955, nos Estados Unidos da América, a cadeia alimentar“McDonalds” existe em mais de 120 países, possuindo mais de 30.000 lojas ao redor do mundo servindo aproximadamente 50 milhões de clientes a cada dia. A empresa opera também outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como principais a Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill. A maior parte de seus restaurantes oferece serviços de balcão com mesas em espaços cobertos ou até mesmo aoar livre, ou pelo sistema de “Drive-Thru”, também conhecido em outros países como Auto-Mac ou McDrive, onde é possível fazer seus pedidos através de cabines separadas, fazer o pagamento e receber os produtos sem ter que sair do carro, de forma rápida e eficiente. Também há em alguns países o serviço de “Walk-Thru”. Há restaurantes que utilizam decorações temáticas como o “Rock-and-roll McDonalds”1950 e o restaurante “McMovie”, em Porto Alegre, no Brasil. Outros restaurantes situados em grandes cidades possuem playgrounds fechados ou ao ar livre, com o intuito de cativar e aproximar crianças. No Brasil, a marca chegou em 1979 com a inauguração do primeiro restaurante em Copacabana, no Rio de Janeiro, tendo completado 33 anos de operação no dia 13/02/2012, hoje a companhia está presente em23 estados brasileiros, com mais de 600 pontos de venda, sendo um dos maiores empregadores com mais de 34.000 funcionários. Considerada a maior rede de fast-food do mundo, o McDonalds sempre trabalhou servindo lanches rápidos, relativamente baratos e pouco saudáveis, contendo em seu cardápio alimentos com alto teor de gordura animal, açúcar, sais e aditivos químicos, tornando-se alvo de constantescríticas por ser considerada a causadora da obesidade entre criança e adolescentes.

Contudo, se tem visto nos últimos anos um grande esforço da rede em modificar ou acrescentar em seu cardápio novas opções de alimentos saudáveis, nutritivos e menos calóricos, como saladas, sanduíches feitos com grelhados, iogurtes, água de coco e sucos naturais, com o objetivo de alterar uma imagem adquiridadurante os anos de grande vilão da saúde.

Posicionamento do “McDonalds” no passado
O “McDonalds” surgiu vendendo somente hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas, o que se tornou grande sucesso na época, cuja fama era espalhada de boca a boca. Começaram a surgir as primeiras franquias e passou a se utilizar os famosos Arcos de Ouro, sendo adotados posteriormente como símbolo da rede.Fachada do McDonald em meados de 1960. Em 1960, a estratégia de marketing era a de vender hambúrgueres para famílias e crianças, criou-se então o personagem “Ronald McDonald”, inspirado no palhaço Bozo’s do Circo do Bozo (original de Los Angeles), assim como um elenco completo de personagens da “McDonaldland”. O personagem acaba se espalhando para o resto do país por meio de campanhas de marketing etelevisão.

O mascote do McDonald’s, “Ronald McDonald”

Em 1963, objetivando conquistar uma clientela de católicos que não comiam carne nas sextas-feiras, foi adicionado no cardápio o filé de peixe que posteriormente foi levado a todos os restaurantes da rede, o que já caracterizava uma forma de globalização da marca. Cinco anos mais tarde seria criado o famoso BigMac além do design atual...
tracking img