O papel do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PROFESSOR



Renata Pereira Farias Brasil de Borba

Professora Silvia Maria Soares Farias
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped0337) – Prática do Módulo II
06/12/2011



RESUMO


O presente trabalho trata da relevância do papel do professor no processo de construção da aprendizagem de seus alunos. Traz uma reflexão sobre o fato de que oprofessor já não é mais quem simplesmente transmite algum tipo de conhecimento, mas sim aquele que, além disso, busca despertar a curiosidade e o interesse por aprender. Também destaca características da personalidade do educador que participa de uma aprendizagem significativa. O método utilizado para compor o presente texto foi o de pesquisa em diferentes materiais referentes ao assunto. Sabe-se, porfim, que este é um tema de discussão inesgotável, pois assim como a Educação como um todo está em constante desenvolvimento, tudo que a diz respeito também assim estará.


Palavras-chave: Professor. Aluno. Aprendizagem significativa.



1 INTRODUÇÃO


Discutir sobre a atuação dos professores em sala de aula já não é mais uma novidade entre os profissionais da área da Educação.Muito se fala sobre como devem atuar, o que devem ou não fazer, o que podem ou não podem fazer, quais seus limites e seus direitos. Muito se tem tirado de seu espaço e muita razão se tem dado a outros setores, como a família, por exemplo, que nem sempre anda de forma alinhada com o ambiente escolar. Muito se lhes tem cobrado em resultados quantitativos e pouca atenção e recursos lhes são dados paraavançar em meio às dificuldades.


Mas, impressionantemente, mais e mais professores apaixonados pela profissão que escolheram, enfrentam os dias difíceis que lhes sobrevêm e prosseguem em seu caminho. São educadores dispostos a crescer e compartilhar com seus alunos de uma aprendizagem de duas vias, que constroem juntos, ambos ensinando e aprendendo, levando em conta toda possível bagagemque houver, todas as experiências que o tempo passado lhes trouxe.


A Educação, apesar de não ter o olhar que merece, dada a sua importância no desenvolvimento da sociedade, ainda assim, pode contar com profissionais que estão buscando algo além de somente transmitir conteúdos pré estabelecidos. A aprendizagem significativa quer despertar a curiosidade e a percepção para aprender emtodo tempo, em todo lugar, por si só ou com a ajuda do outro. Aprender o que não lhe poderá ser tirado. Aprender para crescer.


O presente trabalho tem como proposta o olhar para o professor em sala de aula, seu papel, suas funções, suas características e seu desempenho em meio ao processo da construção de uma aprendizagem relevante.





2 DESENVOLVIMENTO


2.1 O bom professor“Educação e afeto! O ato de educar não pode ser visto apenas como depositar informações nem transmitir conhecimentos. Há muitas formas de transmissão de conhecimento, mas o ato de educar só se dá com afeto, só se completa com amor. O respeito à história de cada educando. A cumplicidade entre querer ensinar e se permitir aprender. Atroca continuada de experiências, de sonhos, de ideais e de amor. O amor é capaz de quebrar paradigmas, barreiras, ranços. É o amor que nos envolve, que nos move. Junto com o amor vêm o compromisso, o respeito, a necessidade de continuar a estudar sempre, de preparar aulas mais participativas, de repreender com pertinência, de abusar da paciência. Triste é o educador que já não acredita mais nacapacidade de aprendizado, que não se debruça para examinar melhor a peculiaridade de cada aprendiz. A educação é, em todas as suas dimensões, um grande desafio”. (CHALITA, 2001, p. 12)

O bom professor é aquele que ensina bem as regras do Português, os cálculos da Matemática, as datas da História? O bom professor é o que simplesmente detém todo o conhecimento e o repassa ano a ano para suas...
tracking img