O papel do gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO





Falar do papel do gestor numa organização é falar das funções que ele vai exercendo, no sentido de alcançar performance administrativa,


Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o gestor define estratégias, efectua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeia a sua aplicação, resolve problemas, gera inovações e competitividade.Theodore Levitt, ao falar do “gestor profissional”, lembra que, enquanto um químico ou um físico são considerados profissionais porque passaram num teste de conhecimentos acerca das suas profissões, o mesmo não ocorre com o gestor, cujo conhecimento é apenas um dos múltiplos aspectos na avaliaçao da sua capacitação profissional.


O gestor não é apenas analisado pelas organizações por seusconhecimentos tecnicos de gestão, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, personalidade e filosofia de trabalho.


Segundo Robert Katz, citado por Freedman, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza.


O papel do gestor é indispensável para qualquer tipo de instituição privada ou pública. Ela fundamenta-se como base da sua existência e no conjunto de meios que ela reúne, permitindo que haja uma boa gestão em qualquer nível organizacional. Esta tem sido uma preocupação primordial dos gestores a nivelmundial.


O nosso trabalho está dividido em dois capiutulos. O primeiro faz referência ao conceito de empresa, avaliação do desempenho do gestor, habilidades do gestor e papéis do gestor.


Quanto ao segundo capitulo, fizemos abordagem ao estudo de caso nas Organizações Fliba, Lda, onde aliamos a teoria a prática.











a) Problemática de pesquisa.





Perante a dinâmicado meio que envolve as organizações, e tendo em conta a constante necessidades do lucro, as empresas cada vez mais precisam. Perante este facto, qual é o papel dos gestores em geral e em particular nas Organizações Fliba, Lda?





b) Importância de estudo





A abordagem deste tema é bastante importante, visto que permitirá uma melhor compreensão no tocante ao papel do gestor na empresa.O tema possui um carácter científico e pedagógico e ajudará a comunidade académica a compreender o verdadeiro papel do gestor nas Organizaões Fliba, Lda.


A relevância deste estudo, reside igualmente no facto de que a pesquisa permitirá de uma forma global a apreensão de conhecimentos e habilidades por parte dos leitores.





c) Objectivos de estudo





Objectivo geral


-Conhecero papel do gestor nas organizações


- Analisar o papel do gestor na empresa e contribuir no desenvolvimento da mesma.





Objectivo específico


-Identificar o papel do gestor nas organizações Fliba, Lda


-Descrever as características do gestor, nas Organizações Fliba,Lda


-Ter conhecimento exacto de como aplicar o papel do gestor nas Organizações Fliba, Lda.





d) Limitaçao e delimitaçãodo tema.





O estudo em causa cingir-se -á nos aspectos teórico e práticos. Teoricamente abordar-se-á resumidamente sobre alguns autores que se debruçaram sobre este tema. Em termos práticos, faremos um estudo nas Organizações Fliba, no sentido de observar na prática o papel do gestor na empresa.


Este estudo não se debruçara sobre o papel do gestor em todas as empresas, apesar doobjectivo de todas e o lucro, falaremos apenas das Organizações Fliba, Lda.





e) Enquadramento metodológico





Metodologia





Segundo Eva M. Lacatos, metodologia são técnicas ou método utilizados pelos investigadores para realizar o estudo. Neste sentido o trabalho a efectuar, tem como método, os seguintes:


-Método descritivo documental

-Observação directa.





Procedimentos...
tracking img