O papel do gestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DEMOCRÁTICA
O papel do gestor enquanto líder escolar


RESUMO

O presente trabalho discorre sobre o tema Gestão Democrática: O papel do gestor enquanto líder escolar. O estudo sobre o tema teve como espaço de pesquisa a Escola, buscando realizar uma reflexão coletiva sobre vários fatoresnegativos que se sucedem com freqüência na instituição escolar, no intuito de compreender os motivos que levam a um determinado desequilíbrio no âmbito educacional, buscando traçar alternativas que tornem a unidade de ensino mais atrativa e sociável. Visando desenvolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar de forma democrática, utilizando sempre o método dialético principalmente naresolução de qualquer situação problematizadora de forma ética, buscando manter a harmonia no âmbito educacional.

Palavras- chave: Educação. Gestão Democrática. Liderança. Cidadania.


O PAPEL DO GESTOR ENQUANTO LÍDER ESCOLAR

Devido aos problemas vivenciados no cotidiano da unidade escolar, os quais abrangem todos os grupos que compõem a instituição educativa – equipe gestora, docentes, discentes,família, equipe de apoio a educação e comunidade, percebe-se a necessidade de um olhar diferenciado e formação adequada da equipe administrativa, a qual é responsável pelo “bem-estar” de toda a comunidade escolar.
Diante do exposto, fomos estimulados a desenvolver o presente trabalho, abordando o tema Gestão Democrática: O papel do gestor enquanto líder escolar, constituindo sobretudo um modeloque busca a participação coletiva buscando compreender se tais conflitos são ocasionados pela ausência da ação democrática no âmbito educacional, a falta de dialogo, o comprometimento dos líderes responsáveis pelo direcionamento escolar ou a falta de interação da escola, família e comunidade numa perspectiva social.
Desenvolvemos o mesmo promovendo a reflexão do papel do gestor, bem comoarticulando a ação das pessoas no processo de gestão escolar, por meio do estudo de pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando o método dialético, bem como a técnica de coleta, através de observação participante e entrevista estruturada.
O desenvolvimento de equipe é promovido mediante atenção a todos os elementos necessários para a motivação, porém com o cuidado de dirigi-los de forma organizadaa todos os participantes da comunidade escolar mediante comunicação e relacionamento interpessoal distribuídos.
(Idáñez, 2004).

É importante promover a gestão democrática nas escolas para compartilhar e descentralizando o poder do diretor. Mais para que isso aconteça é preciso promover atividades e funções que envolva aparticipação e o fortalecimento das pessoas no interior da escola. A gestão democrática escolar implica compartilhar descentralizar o poder, tem características e exigências próprias, mas para que isso aconteça é preciso promover atividades e exercer funções que envolva a participação e o fortalecimento da atuação das pessoas no interior da escola. Descentralizando os processos de decisão e dividirresponsabilidade na instituição
A constituição Federal estabeleceu a gestão democrática do ensino publico como um entre os sete princípios necessários para ministrar o ensino em nosso país, dar a possibilidades de todas as pessoas, independente de sua situação social, econômica e cultural intervir e participar ativamente na construção de políticas educacionais e na gestão das escolas. Para que esseenvolvimento aconteça é necessária a efetivação de vários mecanismos de participação, criado na escola, o conselho de escolar, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e grêmio escolar.

O cotidiano escolar representa, segundo Galvão (2004, p. 28) “o conjunto de práticas, relações e situações que ocorrem efetivamente no dia-a-dia de uma instituição de educação, episódios rotineiros e...
tracking img