O papel do gestor eficaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO GESTOR EFICAZ

RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar se as características de um líder empreendedor quando incorporadas no perfil do supervisor escolar, refletem em um desempenho mais bem sucedido na gestão escolar. O supervisor escolar é um elemento-chave, tanto para a implementação de um currículo inovador, quanto para o desenvolvimento do empreendedorismo e a constituição deuma equipe solidária. No entanto, o supervisor escolar tem responsabilidades burocráticas e políticas numa relação vertical, que muitas vezes contrastam com as características de um líder empreendedor. Para esta análise, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a proposta de rediscutir questões teóricas relacionadas à supervisão escolar, com base na sua trajetória histórica e nasnecessidades da atualidade. Constatou-se que o supervisor escolar pode se tornar um profissional insubstituível para o sucesso da gestão escolar, ao usar sua capacidade de liderança empreendedora para vislumbrar novas necessidades e oportunidades.

PALAVRAS CHAVES: Supervisor Escolar. Empreendedorismo. Equipe Solidária.

1.INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como principal finalidade tecer reflexõessobre a gestão escolar frente ao mundo globalizado, vislumbrando novas necessidades e oportunidades da atualidade. Acercando-se, ainda, do entendimento de que o supervisor escolar é um líder e elemento-chave para o desenvolvimento do empreendedorismo e a constituição de uma equipe solidária através de uma gestão pedagógica eficaz. Nos últimos tempos, as organizações públicas e privadas vêm passandopor profundas mudanças para atender as exigências da globalização no contexto educacional, dentre as quais a necessidade de ressignificar a função e o papel do supervisor escolar.
No entanto, falar em supervisão escolar hoje se faz necessário recuperar, mesmo que ligeiramente, sua trajetória histórica. No Brasil com a vinda dos jesuítas deu-se início à organização das atividades educativas, ecom o surgimento do Ratio Studorum se fez presente a ideia de supervisão. No início prevaleceu a dominância das atribuições burocráticas sobre as pedagógicas, e as funções do inspetor como fiscalizador e controlador dos professores. Somente com o projeto de lei, sob o número PL 283/2000 é dado o primeiro passo para a regulamentação para o exercício da profissão de Supervisor Educacional ouSupervisor Escolar.
A globalização e suas consequências, fenômeno este político-social-econômico-cultural, provoca conflitos na sociedade exigindo ressignificar a atuação dos profissionais e a gestão escolar. E, as características de um líder empreendedor quando incorporadas ao perfil de um técnico pedagógico, refletem em um desempenho de sucesso para a gestão escolar, essenciais para avançar namelhoria do ensino e consequentemente na qualidade de vida, tornando a sociedade mais humana e justa.

2. SUPERVISÃO ESCOLAR: AÇÃO... IDEIA... PROFISSÃO... UM CAMINHO DE CONFLITOS E DESAFIOS

A ação supervisora, implicitamente está inserida na atuação educativa desde as comunidades primitivas, onde os homens produziam sua sobrevivência em comum se relacionando com a natureza e uns com os outros,para satisfazer suas necessidades existenciais. Eles se educavam de forma indireta, protegendo e orientando os menores pelo exemplo, assim sendo, supervisionando-os.
Na antiguidade constituiu-se a classe dos proprietários contrapondo-os a dos não proprietários. A condição de proprietário deu a essa classe a possibilidade de viver com o trabalho dos não proprietários, passando então a dispor doócio, de tempo livre para se organizar na forma escolar. Surgiu, então, a origem da escola e seu significado etimológico, o lugar do ócio.
Na Idade Média a classe dos proprietários passou a ser dos senhores feudais e a classe dos não proprietários, constituída pelos servos. A ação supervisora "diferentemente do que ocorria nas comunidades primitivas, vai assumir claramente a forma de controle, de...
tracking img