O papel da escola e do professor x método tradicional e histórico-critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA

ruth ferreira bento silva

O Papel da escola e do professor

Vilhena
2012

ruth ferreira bento silva

O Papel da escola e do professor

Trabalho apresentado às disciplinas: Sociologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação I e Teoria Geral do Conhecimento, Trabalho Interdisciplinar individual daUniversidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professor: Okçana Battini, Bernadete Strang;
Carlos Eduardo Gonçalves; Marcia Bastos e

Tutor Eletrônico: Paula Priscila Marconi
Tutor de Sala: Angela Maria de Souza Boscardin

Vilhena
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

* INTRODUÇÃO

Neste trabalho está sendo abordada a falta deatualização dos professores com referência a este grande avanço na educação e também fala que o professor tem que despertar o interesse e a curiosidade do aluno para a aprendizagem. E que o ele tem que fazer com que a aprendizagem seja de forma prazerosa, objetiva e satisfatória.
E este trabalho é importante porque nos faz ter uma reflexão sobre o método tradicional e sobre o método histórico -crítico, e de como tem que ser a escola e como tem que ser o professor, e que se os dois trabalharem em comum acordo e escolherem o melhor método a educação terá uma qualidade melhor.

* DESENVOLVIMENTO

Para LIBÂNEO (2001) a escola tem o papel de oferecer meios de preparo e treinamentos para os professores com base no projeto pedagógico, com objetivos definidos tanto na prática como na teórica,pois o despreparo dos professores e as limitações impostas pelas condições escolares e do dia a dia são as principais causas para a degradação do sistema escolar.

Frente às necessidades educativas presentes, a escola consolida-se cada vez mais como lugar de mediação cultural, visando assimilação reconstrução da cultura. A pedagogia, ao viabilizar a educação, constitui-se como práticacultural, uma forma de trabalho cultural, que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados. O modus faciendi da mediação cultural, pelo trabalho dos professores, é o provimento aos alunos dos meios de aquisição de conceitos científicos e de desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas, dois elementos da aprendizagem escolar interligados e indissociáveis.(LIBÂNEO, pg.4, 2001).

No ambiente escolar há diversos tipos de professores entre eles destaca-se o tradicional e o histórico - critico que se utiliza de métodos mais construtivos, a mudança ocorreu devido ao avanço dos conhecimentos e a necessidade de uma transformação educacional.

Há diversos tipos de professores no ensino fundamental. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria queestá no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. Pode até ser que essas práticas de passar a matéria, dar exercícios e depois cobrar o conteúdo na prova, dêem alguns bons resultados. (LIBÂNEO, pg. 1, 2001).

Ela deve ser dirigida por quem tiver aformação adequada, porque a escola deve existir para todos como formação, garantindo o acesso aos saberes e aos ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar e orientá-los para a vida dando ao aluno condições para se inserir no meio social, LIBÂNEO (2001) destaca que o professor tem que criar um clima de cumplicidade com a inteligência, a arte e o saber e pra que isso aconteça tem queplanejar selecionar e organizar os conteúdos, programar as tarefas e criar condições de estudo dentro da classe incentivando os alunos para que eles se tornem sujeitos pensantes, ativos da própria aprendizagem. Ele tem que acreditar e fazer com que seus alunos acreditem na possibilidade de se transformarem em seres humanos cultos, civilizados éticos e justos. E também se preocupar com as...
tracking img