Trabalho de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho interdisciplinar individual
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

trabalho interdisciplinar individual
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no ContextoHistórico e Teoria do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang , Carlos Eduardo de Souza Gonçalves , Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutor Eletrônico: Fabiana Melaré
Tutor de Sala: Regina Celia Ramos

2012

1. INTRODUÇÃO



A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para alguém que se envolva por comodismo, sendo preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condiçõespara se inserir no meio social, onde é preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.
Onde o objetivo deste trabalho é de diferenciarmos o modelo de ensino tradicional e o histórico - critico, em seus aspectos tanto na transmissão do conhecimento como nas estratégias de ensino.
Será feita uma analise sobre a função da escola e o papel do professor que usa osmétodos citados, o que mudou na educação e o porquê dessas mudanças.
A quantidade de informação e de facilidade de acesso à tecnologia deve o professor conduzir o aluno, de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão, devendo o professor transmitir os ensinamentos de forma que o aluno possa assegurar a produtividade e aprendizagem dos conteúdos.








2. método deensino tradicional X MÉTDO DE ENSINO HISTÓRICO CRITICO.

A tendência pedagógica histórico critica apareceu no Brasil nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, sendo necessário enfatizar o conhecimento histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio daaquisição de conteúdos e da socialização. O professor é o mediador entre conteúdos e alunos e o ensino/aprendizagem tem como personagem central o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.
O professor que utiliza o método histórico crítico varia os conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte deuma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado, sendo o aluno como participador o professor como mediador entre o saber e o aluno, baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas no aluno.
Os conteúdos que se utiliza para ajudar os alunos a desenvolverem competências e habilidades além de observar a realidade, pode se aprender a perceber as propriedades ecaracterísticas do objeto de estudo, estabelecendo relações entre um conhecimento e outro, adquirindo métodos de raciocínio, formando assim conceitos para lidar com eles no dia a dia de modo que sejam instrumentos mentais para aplicá-los em situações na vida prática.
A escola deve existir para todos e, em primeiro lugar, como formação e ensino funcionais e fundamentais. Um professor que utiliza ométodo histórico tem a função de formar um cidadão crítico, participativo, dinâmico e inovador, onde a educação democrática cidadã busca o respeito mútuo no dialogo e na construção do saber, o caminho para uma cidadania consciente.
É na sala de aula que professores e alunos tem a oportunidade de trocar conhecimentos, de construir uma aprendizagem sólida e coletiva, ultrapassando os conteúdos e,de acordo com Morais (1998) “denunciando a realidade como se apresenta podendo ser encarada como um dos espaços de resistência”.
Segundo Moisés (1999) “competente é o professor que não mede esforços na formação de um cidadão, crítico e informado, capaz de compreender e atuar na sua realidade”.
Cabe a cada professor refletir sobre o seu trabalho, pois somos responsáveis com a qualidade de...
tracking img