O orientador educacional no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Orientador Educacional no Brasil






A atuação do pedagogo no sistema educacional brasileiro tem suscitado indagações sobre seu trabalho em detrimento de outros profissionais realizarem suas tarefas na rede escolar, suprimindo seu emprego em algumas escolas públicas. A continuidade do orientador educacional nas instituições de ensino privado é um fator importante para oquestionamento de certas escolas publicas não apresentarem esse profissional na sua localidade, sendo que a finalidade da educação é o aluno e, consequentemente é o objeto de estudo do pedagogo.
Anteriormente as ações apresentadas pelo orientador educacional eram destinadas aos alunos com seus transtornos juntamente com a participação da família sobre seus problemas inerentes a sua convivênciaescolar, deixando a mercê o entrosamento do aluno como ser engajado, um cidadão. Em 1980, a ação profissional do pedagogo é discutida, com isso foram revistas as delimitações do trabalho nas escolas. O orientador tem participação recorrente nas atividades das instituições de ensino, manifestando o interesse com os alunos pela sua formação como indivíduos de pleno direito.
O trabalho doorientador educacional apresenta caráter político, importância do aluno como cidadão e não somente como aprendiz em uma instituição de ensino. Para a categoria se faz necessário conhecimento em diversas áreas educacionais para que seja feita uma nova abordagem sobre o aluno em sua vida, englobando todos os detalhes para uma melhora interpretação.
A partir dos anos 90, a profissão foi permeada dedúvidas e perguntas, entretanto com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) as indagações diminuíram.
Nos anos 2000, a metodologias nas escolas mais especificamente nas escolas públicas está cada vez mais precário, um descaso com os alunos, apresentando níveis baixos de conhecimento, necessitando de uma nova articulação entres os profissionais dasinstituições escolares. Antigamente o orientador educacional possuía uma visão de comportamento nas escolas, confundindo com o psicólogo, em que o foco era os indivíduos com problemas nas aulas, deixando profundas cicatrizes sobre esse caráter que não condiz com a realidade da profissão do pedagogo.
A orientação educacional apresenta cinco visões de análise: o aluno, a escola, a família, acomunidade e a sociedade. Sua profissão engloba a compreensão, a progressão da assimilação dos conhecimentos dos alunos, suas emoções, caráter, valores. Dependendo desse profissional o desenvolvimento sobre os assuntos inerentes a escolha dos alunos, apresentando diversas contribuições para a educação, o pedagogo.
“É necessária a discussão sobre a natureza da vida escolar, em que todos osintegrantes da equipe pedagógica escolar “questionem criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas.” (GIROUX, 1987, p.48)
O orientador educacional se distingue do coordenador pedagógico, professor, diretor. O diretor comanda ainstituição no geral, o professor é responsável por repassar o conhecimento aos alunos, o coordenador gera meios para que o corpo de docentes realizem suas funções de forma mais qualificada e o orientador educacional tem a finalidade de ponderar a construção da visão do seu aluno para a vida e não somente para a escola. Não é do trabalho do pedagogo a ação de verificar as dificuldades de comoção oupsicológicas, mas sim métodos voltados para visões saudáveis dos alunos, interligando debates juntamente com a comunidade tentando elevar o nível de conhecimento dos indivíduos no cotidiano.
O bom senso, a privacidades do conhecimento adquirido são comportamentos éticos que o pedagogo necessita apresentar no seu trabalho, para que o individuo possa ter confiança nesse profissional.
Uma...
tracking img