Nbc ta 220 / 230

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho trará a abordagem e o esclarecimento referente às normas brasileiras de contabilidade, sendo elas a NBC TA 220, onde, trata das responsabilidades especificas do auditor no controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis, as responsabilidades do revisor e quando ela é aplicável e a NBC TA 230 que o foco é estabelecer os requisitos paraque seja evidenciada a execução dos trabalhos do auditor, através da documentação gerada por ele ou obtida com terceiros.
Estas normas estabelecem o detalhamento dos requisitos necessários para assegurar que os trabalhos de auditoria, estão sendo monitorados e executados com ética e responsabilidade e definem a finalidade, os objetivos e como deve ser a montagem final dos arquivos deauditoria, assim garantindo a eficiência e a transparência das informações demonstradas nos relatórios de conclusão das auditorias.
No desenvolvimento do trabalho descrevemos os objetivos do controle de qualidade da auditoria e a documentação necessária para execução desse trabalho com excelência, juntamente com os requisitos estabelecidos para o alcance desse objetivo, procedimentos e conclusão.Com o objetivo de auxiliar e esclarecer os questionamentos sobre o assunto tratado.


























1. NBC TA 220 CONTROLE DE QUALIDADE DA AUDITORIA


A NBC TR 220 tem por objetivo, estabelecer e manter um sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável sobre demonstrações contábeis e demais relatórios emitidos pela firma e pelossócios, que cumpram as normas técnicas, e exigências regulatórias legais e aplicáveis.
É responsabilidade da empresa de auditoria contratada a garantia do controle de qualidade das informações contábeis, assim como manter esse controle para que aja segurança diante das demonstrações.
Em volta desse sistema de controle estão inclusas uma série de políticas e procedimentos que tratam deresponsabilidade pela liderança pela continuidade da firma, exigências éticas, aceitação e continuidade de relacionamentos com clientes e trabalhos específicos, recursos humanos, execução do trabalho e monitoramento.
Deve haver um sócio encarregado pela qualidade geral dos serviços prestados pela auditoria, procurando sempre fazer indagações com o propósito de manter um trabalho de qualidadee livre de possíveis erros.
Ao assumir essa responsabilidade o sócio encarregado deve assumir alguns procedimentos para garantir a qualidade dos serviços de auditoria, sendo eles: verificar se o trabalho está sendo feito de acordo com as normas técnicas e exigências legais, o cumprimento das políticas e procedimentos de qualidade da firma, emitir relatório regularmente e manter-se atentoquanto à capacidade da equipe em abordar assuntos sem receio de represálias.
A atribuição do cargo de Sócio encarregado envolve a responsabilidade de verificar e avaliar circunstâncias que ofereçam ameaças à empresa manter-se atento sobre informações possivelmente violadas e adotar medidas para eliminação dessas ameaças durante todo o trabalho de auditoria.
A satisfação sobre a equipede trabalho é de extrema importância, pois os especialistas devem ser muito bem qualificados e competentes para a execução do serviço de auditoria.
A equipe de trabalho inclue todos os envolvidos no trabalho sendo eles sócios e quadro técnicos que pode ser qualquer pessoa contratada pela firma ou uma firma de rede para executar a auditoria, menos os especialistas externos esses não fazemparte da equipe.
Os Sócios são qualquer pessoa com autoridade para vincular a firma à execução de serviços profissionais, Pessoal são os sócios e o quadro técnico é o que podemos compreender como sendo formado por quaisquer profissionais especialistas utilizados pela firma exceto os sócios.
Para fazer parte da equipe de trabalho também podem ser pessoas fora da firma, Pessoas...
tracking img