O novo perfil do corretor de imóveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O novo perfil do corretor de imóveis

O novo perfil do corretor de imóvel que se está exigindo no mundo do profissional chamado 360º

O tema é recorrente em todas as áreas: o profissional que não for do tipo 360º, ou seja, aquele que é capaz de entender diferentes assuntos – de macro-economia até redes sociais – e executar diferentes tarefas, tende a ficar para trás no competitivo mercado detrabalho. O conceito 360º é válido também para o ramo imobiliário.

Hoje, um corretor de imóveis não pode contentar-se simplesmente em fazer uma aproximação entre potenciais compradores e proprietários de imóveis. Este profissional deve transitar pelas nuances econômicas, legais, arquitetônicas, de mobilidade urbana e até psicanalíticas (já que lida com emoções das pessoas), o que exige quetenha um conhecimento eclético e cultura ampla para transmitir com segurança e clareza aos clientes suas análises e conclusões – necessárias aos diagnósticos de atendimentos. É preciso ter em conta que neste processo estão envolvidos os sonhos de muitas pessoas, seja apenas para investimento ou pelo desejo de ter seu próprio imóvel e a figura deste profissional representa segurança e tranqüilidade.O mercado imobiliário é hoje contextualizado nas rápidas mudanças culturais e tecnológicas da sociedade como um todo. Isso exige um corretor profissional adequado, que se comunique em mais de um idioma, conheça o mercado, a legislação vigente e as tecnologias construtivas. Esse profissional deverá ter acesso às tecnologias de informação adequadas e ter capacidade de adaptação ao seu ritmo demudanças. E deve, particularmente, ser comprometido com os conceitos de sustentabilidade.

Além das competências citadas acima, para ser um bom corretor é preciso ingressar no curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que é reconhecido pelo MEC e garante a seriedade desta profissão.

A profissão de corretor de imóveis passou a ser melhor percebida pela sociedade e com nível maior deexigência a partir do final dos anos 1990. Com os efeitos das mudanças geradas pelo Plano Real, houve a inserção da economia brasileira num contexto de normalidade que potencializou o desenvolvimento e crescimento do mercado imobiliário. Este desenvolvimento gerou uma maior complexidade e maior volume às transações imobiliárias, o que, consequentemente, trouxe uma projeção à profissão do corretor comrecrudescimento da exigência da sociedade no nível das capacitações necessárias para o seu exercício.

Busca por corretores é grande
A procura por corretores com nível diferenciado de conhecimento atualmente é muito grande. Em geral, a profissão oferece horários flexíveis e condições de ganhos altos devido às comissões de vendas - o que atrai profissionais das mais diversas áreas de atuação. Com omercado aquecido para os negócios, a aproximação das Olimpíadas e a Copa do Mundo sendo realizadas no Brasil, há muitos investidores de olho em nossos imóveis e isso só proporciona maior desenvolvimento para esta área.
nfluir nos resultados da incumbência”.


Código de Ética

Corretores de Imóveis, pertencente a uma categoria, tendo uma entidade de classe para fiscalizar, devem observar commuito critério o Código de Ética deste conselho.Recentemente tivemos uma situação que não é muito comum mas que pode ocorrer nos plantões.Situação: o corretor(a) fez uma venda, depois fica-se sabendo que o cliente que efetuou a compra já tinha sido atendido por outro corretor de imobiliária parceira tendo inclusive assinado parte do contrato. Qual a justificativa? O cliente alega descontentamentocom o resultado do atendimento.Independente da situação, esse corretor agiu certo ao atender esse cliente? Mesmo que tivesse o aval de seus superiores para prosseguir com a venda? Afinal as imobiliárias não querem saber de ética e sim de numeros.
E se fosse com você, qual sua reação? Todo ser humano deve ter a disposição da empatia, ou seja, colocar-se na condição do outro e ver se aquilo...
tracking img