Perfil do corretor de imoveis do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O perfil profissional do corretor de imóveis


À primeira vista, muitos têm a impressão que o corretor é aquela pessoa que fica em um plantão de lançamento, aguardando clientes para negociar umaproposta e servir um café, mas não é bem assim.
Nem todo mundo sabe. Mas um corretor de imóveis planeja, executa, controla, avalia e orienta ações de compra, venda e locação de imóveisresidenciais, comerciais, galpões, terrenos, casas de praia, pontos comerciais, flats, entre outros. A corretagem de imóvei foi uma das primeiras atividades que conseguiu status de profissão liberal,regulamentada por uma lei federal. A primeira regulamentação aconteceu em 27 de agosto 1962, por isso se comemora nesta data o dia nacional da intermediação imobiliária e o exercício da profissão.
Nos anos 80e 90 a profissão do Corretor de Imóveis foi consolidada em todo o Brasil. Foram criados 24 conselhos regionais nas principais capitais do país, responsáveis pela fiscalização do exercícioprofissional.
Para ser um corretor de imóveis, se faz necessário ter o curso técnico em transações imobiliárias. Esse curso, que é habilitado pelas autoridades de educação, é a porta de entrada para o exercícioda atividade. É multidisciplinar, onde o aluno vai tomar conhecimento com disciplinas como matemática financeira, língua portuguesa, avaliação imobiliária, noções de informática, direito e legislaçãoe operações imobiliárias.
Para exercício da profissão, o corretor precisa ser registrado nos conselhos espalhados pelo país. Os Conselhos Regionais são autarquias pública-federal, instituída pelalei 6.530 de 1978, e tem a função de credenciar as pessoas e fiscalizar a atividade.
A expansão do mercado imobiliário interferiu no perfil do corretor de imóveis. Hoje, os profissionais estão sendopreparados para lidar com gestão e negociações, às vezes milionárias. A formação técnica e superior na área cresce e dá mais credibilidade à profissão.
Na última década, a qualificação se...
tracking img