Estudos embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Período Embrionário: 3ª semana de gestação

Michelyne Faria

3ª Semana de Desenvolvimento Embrionário
O rápido desenvolvimento do embrião a partir do disco embrionário caracteriza-se por: – Aparecimento da linha primitiva, - Formação da notocorda, - Diferenciação das 3 camadas germinativas: ECTO, MESO e ENDODERMA, das quais se formam todos os tecidos e órgãos

do embrião.
* 3º Semana: 1ºausência do período menstrual – indício de gravidez.

GASTRULAÇÃO: FORMAÇÃO DAS 3 CAMADAS GERMINATIVAS:

- Inicia-se com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto
-A linha primitiva surge primeiro como um espassamento mediano do EPIBLASTO na sua região caudal, enquanto a porção terminal, em direção cefálica a linha primitiva, dilata-se formando o nó primitivo.

Vista dorsaldo embrião com 16 dias.

Vista dorsal de um embrião de 16 dias.

GASTRULAÇÃO: FORMAÇÃO DAS 3 CAMADAS GERMINATIVAS:
-A linha primitiva apresenta uma invaginação central, o sulco primitivo onde células
provenientes do EPIBLASTO migram, formando o MESODERMA INTRA EMBRIONÁRIO, que é uma nova camada que se forma entre o EPIBLASTO e o HIPOBLASTO. -Ao final deste processo o EPIBLASTO passa a serchamado de ECTODERMA e o HIPOBLASTO da lugar ao ENDODERMA.

O disco foi cortado transversalmente para mostrar a migração de células mesenquimais da linha primitiva para formar o mesoblasto , que logo se organiza para formar o mesoderma intra-embrionário.

FORMAÇÃO DAS CAMADAS GERMINATIVAS E INÍCIO DA DIFERENCIAÇÃO DOS TECIDOS E
ÓRGÃOS – Terceira semana do desenvolvimento Formação do discoembrionário trilaminar (dias 15 e 16). As setas dos desenhos indicam

invaginação

e

migração de células mesenquimais provenientes linha da

primitiva,

entre o ectoderma e o endoderma.

GASTRULAÇÃO: FORMAÇÃO DAS 3 CAMADAS GERMINATIVAS: - Cada uma das 3 camadas germinativas ECTO, MESO e ENDODERMA dão origem aos tecidos e órgãos específicos:

ECTODERMA:

- origina a epiderme -Sistema Nervoso Central e Periférico - retina - outras estruturas

ENDODERMA: - fonte de revestimentos epiteliais das vias respiratórias e do trato gastrointestinal, incluindo glândulas e células glandulares dos órgãos deste trato associados como fígado e pâncreas.

MESODERMA:

- origina o revestimento do músculo liso; - tecidos conjuntivos; - vasos associados a tecidos e órgãos; - forma amaior parte do sistema cardiovascular; - é a fonte de células do sangue e da medula óssea; - origina o esqueleto e músculos estriados; - origina os órgãos reprodutores e excretores.

Em duas áreas do disco trilaminar o MESODERMA não consegue separar o ECTODERMA do ENDODERMA, permanecendo bilaminar: na região cefálica, formando a membrana bucofaríngea e na região caudal, formando a membranacloacal. - Neste ponto a polaridade do embrião foi definida: a região da linha primitiva é a região caudal e o extremo oposto é a região cefálica.

Região cefálica

Região caudal

FIG. 5.5 - Vistas dorsais do disco embrionário mostrando como ele se alonga e muda de forma durante a 3ª semana. A linha primitiva cresce por adição de células à extremidade caudal, e o processo notocordal (PN) sealonga pela migração de células do nó primitivo. O PN e o mesoderma adjacente induzem o ectoderma embrionário sobrejacente a formar a placa neural, primórdio do SNC. Observe que , com o alongamento do PN, a linha primitiva fica mais curta. No fim da 3ª semana, o PN transformou-se na notocorda.

- A linha primitiva demarca também a região dorsal e a ventral. Conhecendo os eixos podemos determinartambém os lados direito e esquerdo, justificando assim a bilateralidade simétrica. (FIG 5.5) - No centro do nó primitivo ocorre uma depressão chamada de fosseta primitiva, que se projeta em direção cefálica formando um tubo – o

processo notocordal.

FIGs 5.4A, 5.5B e 5.8

- Esse tubo se canaliza, e sua luz é chamada de canal notocordal. Aos poucos o assoalho do processo notocordal se...
tracking img