O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Conceituar um movimento histórico, como o renascimento, é muito difícil. Entretanto aconteceram outros movimentos renascentistas no mesmo período, que tiveram suas formas de manifestações bem diferentes. Onde seus valores iriam atingir muitos espaços do conhecimento em, praticamente, toda a Europa Ocidental.
Com a idade média os renascentistas viviam em um período, caracterizado poreles, como um momento de repentina ruptura. A idade das trevas ganhou esse nome por causa da ignorância e da irracionalidade dos renascentistas no mundo medieval, que era tratado como um tempo obscuro.
As pessoas também passam a ver o universo de outra maneira onde assim a sociedade passa a ser diferente por sua formação social cultural e modo de se vestir ou ate mesmo como a pessoa passa a secomporta á mesa entre outros aspectos que serão abordados nesse mesmo tema.

O renascimento: em direção a idade moderna.
A partir do século XIII em diante, começou a mudar a mentalidade medieval. A partir do século XIV, o universo natural e humano ganhou um instrumento de descoberta o pensamento, racional e crítico. O questionamento da natureza serviu para surgir o naturalismo. Eles queriamentender o mundo observando a realidade.
Havia muitas referências para se desenvolver uma postura certa sobre o racionalismo que foi encontrado no mundo Greco- romano, que passou a ter muito valor.
No século XIV e XV havia o mundo que prosperava e era oposto ao medieval, retomando a razão, as artes e o conhecimento.
A partir do século XV em diante, os valores dos humanistas se espalhou muitorapidamente. Com as mudanças na Europa Medieval, era preciso atualizar o conhecimento. Colocaram algumas matérias na formação educacional, como história, matemática, filosofia, poesia e retórico, para o desenvolvimento dos seres humanos.
Havia dois elementos para o desenvolvimento humano: Era preciso estudar os autores para melhorar nas disciplinas humanísticas da Antiguidade, que não eram lembrados naidade média.
Com os estudos humanos a intenção era analisar o mundo em que os humanos viviam. Com os resultados obtidos deus deixava de se o centralizar na natureza, e a igreja católica controlavam boa parte de tudo.
Os renascentistas acreditavam no antropocentrismo que tem o homem como centro de tudo. Eles acreditavam que tudo estava de certa forma, ligado ao homem e que era o centro de todasas coisas que eles conheciam.
A consequência da chegada das letras dos humanos, em oposição às letras foi o humanismo. Destacaram- se na idade média nomes como santo a gostinho, autor de “a cidade de Deus”, Alberto magno, filósofo e Tomás de Aquino, com a suma teologia, sendo que todos eram teólogos. Durante o renascimento, o ser humano passou a ser a principal preocupação, sendo considerado a“mais bela e perfeita criação de Deus”. Se o medieval era o pessimismo, no início dos tempos modernos foi predominante o otimismo, a capacidade criadora do ser humano. Ao seu poder material e espiritual, não haveria limites.
Mas ao ser humano moderno, não se deve negar a sua religiosidade, pois alguns artistas se imortalizaram, como Leonardo da Vinci pintando a ceia do senhor; Michelangelo, o juízofinal; e Rafael, as suas madonas. As reminiscências clássicas afloram em suas obras pictóricas: o humanismo está nelas por sua concepção de beleza, do valor estético do corpo humano. Por isso, o renascimento, que nasceu na Itália e aonde é o centro de difusão, é definido como “uma na visão da realidade, mas ainda conservando parte da hereditariedade religiosa medieval”. Antes de ser ultrapassadopelo moderno espírito cientifico, o espírito Greco- romano predominava, e era mais orientado pela experiência e pela especulação. Os lusíadas-poemas de alma e nacionalidade dos portugueses- no século XVI constituíram uma das obras literárias mais felizes das três influências: a católica, a pagã e a cientifica.
Com o desenvolvimento renascentista, mitos e lendas da idade média foram derrubados....
tracking img