O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges têm acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiromotivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da Santa Inquisição.

Desde o princípio, o ar que respiramos é o de um mosteiro encravado numa montanha, controlado pelos Beneditinos e que recebe a ilustre visita de monges Franciscanos.
A Regra de S. Bento foi formulada quando este era abade de Monte Cassino (no Sul de Itália), abadia fundada em 529 e que continua a ser um dos grandesmosteiros do Mundo. S. Bento foi o seu primeiro abade, e foi ele quem estabeleceu o modelo de auto-suficiência advogado pelas primitivas regras monásticas - dependência total dos próprios campos e oficinas que orientou durante séculos os mosteiros da cristandade ocidental.

A atmosfera sombria da localidade, o aspecto doentio de muitos dos frades que aparecem no decorrer da história, o tom escuro demuitas das sequências (efeito propositadamente trabalhado pelo competente director Jean-Jacques Annaud, do post já escrito sobre “A Guerra do Fogo"), a rejeição de conceitos considerados avançados por parte da grande maioria dos monges que circulam no mosteiro e a presença destacada da Inquisição a partir da metade do filme - tudo isto revela-nos um pouco do que foi a Idade Média.

Uma dasmaiores qualidades do filme está na reprodução da época, com a equipa de Annaud a ser assessorada pelo eminente historiador francês Jacques Le Goff, o que confere ao filme maior credibilidade no que se refere à utilização do mesmo como recurso didáctico.
O figurino, os cenários(o filme foi feito num autêntico mosteiro medieval), o ambiente, as músicas, os objetos disponibilizados e mesmo afotografia em tons lúgubres (escuros, dando-nos uma impressão de humidade nos locais de filmagem) tornam-se referências para que possamos apresentar o domínio cristão medieval. A própria atmosfera de violência, muitas vezes bem patente, evidencia práticas correntes da época no relacionamento entre os homens - que a caridade cristã não conseguia conter -, ou até no relacionamento com as mulheres, como émostrado no filme.
INTRODUÇÃO AO TEMA

A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera económica (crescimento do comércio monetário), social (projecção da burguesia e da sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reisabsolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.
Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valoresantropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.

No filme, o monge franciscano representa ou antecipa já um pouco a figura do intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.

Contextualização
Discussão dos elementosformadores da cultura moderna, o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.

O Tempo
Trata-se do ano 1327, ou seja, a Baixa Idade Média. Lá se reencontram os ecos do pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do...
tracking img