Qualidade de vida do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO 1º CONGRESSO SAÚDE E APOSENTADORIA

A Coordenação de Assuntos de Aposentadoria do SINTFUB tem acompanhado as questão relacionadas a aposentadoria e saúde do trabalhador para poder contribuir na construção de projetos, programas nas respectivas áreas com o propósito de implementação na UnB. Sabedor da realização do 1º Congresso Brasileiro de Saúde e Aposentadoria pelo Instituto Agilitade Psicologia, um evento de promoção da pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre os temas de Saúde, Qualidade de Vida e Aposentadoria, nos dias 24, 25 e 26 de setembro no auditório da Imprensa Nacional, participaram do referido evento, os aposentados: Lucineide Cabral Souza, Maria da Penha Lago, Heiladir Pereira Coelho e Francisco Raimundo de Castro Guimarães.

É que as estatísticas do IBGEapontam que durante o período de 2005 a 2006, a média de vida do brasileiro subiu de 71.9 anos para 72.3 anos, isto significa longevidade média maior. Os idosos hoje representam cerda de 9% da população brasileira e a previsão é que nas próximas duas décadas, a população idosa do Brasil poderá dobrar passando de aproximadamente 15 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, para algo em tornode 30 milhões. Isso nos leva a refletir sobre a situação dos brasileiros em fase de pré-aposentadoria no que se refere a garantir a qualidade de vida para a crescente população de aposentados.

E, refletir sobre a aposentadoria e a forma como o desligamento do trabalho acontece significa a valorização das pessoas, exercício de cidadania, desenvolvimento social e continuação de uma vida comqualidade. O foco é a abordagem do tema de uma fase de vida que chega para todas as pessoas vinculadas à “vida produtiva”, e, que tem o trabalho como ponto de referência e fonte de realização.

Eis a questão, quais as perspectivas existentes? Qual o futuro a ser criado nesta nova etapa da vida? Como construir a qualidade de vida esperada?

Os temas debatidos no evento foram: O Moral e a Moral naAposentadoria: Silêncio e Assédio ou Preparação; Longevidade com qualidade: Construindo o amanhã; Alimentação saudável na terceira idade; A importância da atividade física na terceira idade; Doenças oportunistas da pós-aposentadoria; Aposentado milionário, você pode; Qualidade de vida, envelhecimento e sexualidade; Retorno à família - a perspectiva de quem se aposenta e os impactos na família;Decida você como e quanto viver; Planejamento estratégico profissional como diferencial; Projeto de vida não tem idade; Líderes em tempo de mudança; Programa de preparação para pós-carreira.

O Moral e a Moral na Aposentadoria: Silêncio e Assédio ou Preparação:

A palestra foi iniciada com a seguinte colocação: o que é de fato é que enquanto não existir políticas para saúde, educação, aposentadoriae idoso, o que cada um de nós participantes, pode fazer para melhorar essa fase de mudança? Ninguém cessa de contribuir mesmo quando se aposenta, por isso há a necessidade de ser construído e implementado um Programa de Preparação para Aposentadoria-PPA para orientar o servidor para estar construindo o amanhã, um Programa de Qualidade de Vida-PQV para que o servidor durante a sua vida laboraltenha uma qualidade de vida para poder chegar a uma aposentadoria com saúde e então poder usufruir. O trabalho ao longo da vida ativa é necessário economizar para usufruir no futuro quando aposentar, construir um projeto de vida, ter uma vida com qualidade. Há de se questionar, o tema aposentadoria já foi discutido na família? A família pode participar do programa PPA? A questão do assédio moraldurante a vida laboral, um desgaste muito grande para o trabalhador, estresse, autoestima baixa, etc. O silêncio para não haver perda, demissão. Com tudo isso, como esse trabalhador chega na sua aposentadoria?

Longevidade com qualidade: Construindo o amanhã:

Muitos fatores influenciam na velocidade e intensidade do processo de envelhecimento de cada um, como o meio ambiente, o estilo de vida,...
tracking img