O nascimento da filosofia e o surgimento da democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O homem pode ser identificado e caracterizado como um ser que pensa e cria explicações. Criando explicações, cria pensamentos. Na criação do pensamento, estão presentes tanto o mito como a racionalidade, ou seja, a base mitológica, enquanto pensamento por figuras, e a base racional, enquanto pensamento por conceitos. Esses elementos são constituintes do processo de formação doconhecimento filosófico. Este fato pode deixar de ser considerado, pois é a partir dele que o homem desenvolve suas idéias, cria sistemas, elabora leis, códigos, praticas.
Compreender que o surgimento do pensamento racional, conceitual, entre gregos, foi decisivo no desenvolvimento da cultura da civilização ocidental é a condição para que se entenda a conquista da autonomia da razão diantedo mito. Isso marca o advento de uma etapa fundamental na historia cientificas produzidas ao longo da historia humana.
O conhecimento de como isso se deu e quais foram as condições que permitiram a passagem do mito a filosofia, elucidam uma das questões fundamentais para a compreensão das grandes linhas de pensamento que dominam todas as nossas tradições culturais.
Os regimesdemocráticos são exceção no espaço e no tempo. Este fato fortalece o argumento de Montesquieu, expresso no espírito das leis, de que a natureza humana é individualista e egoísta. E, portanto, democracia e republica seriam regimes inatingíveis em termos práticos, porque exigem que os interesses públicos estejam acima dos interesses privados. Logo, democracia e republica só podem ser pensadas e efetivadas apartir de uma educação intensiva e extensiva capaz de superar o individualismo egoísta em prol da cidadania ativa.



DESENVOLVIMENTO
O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento de uma nova ordem de pensamento, complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Uma visão de mundo que se formou de um conjunto de narrativas contadas de gerações por séculos e quetransmitiam aos jovens a experiência dos anciões.
Ao aliar crenças, religiões, trabalho, poesia, os mitos traduziam o modo que o grego encontrava para expressar sua integração ao cosmos e à vida coletiva. Os gregos a partir do século V a.C. viveram uma experiência social que modificou a cotidianidade grega: a vivencia do espaço publica e da cidadania. A cidade constituía-se da união de seus membrospara os quais tudo era comum. O sentimento que se ligava os cidadãos entre si era a amizade, a filia, resultando de uma vida compartilhada.
A Filosofia teve seu início em tempo remoto, antes mesmo de Cristo, quando os primeiros filósofos "pensadores" como Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Demócrito de Abdera, começaram a questionarem as coisas que nos cercam.Quando dizemos que a filosofia nasceu na Grécia, pontuamos que a Grécia do século V a.C. não possuía um Estado unificado, mais era formada por Cidades-Estados independentes, as chamadas pólis, que foram o berço da política, da democracia e das ciências do ocidente. Transformaram a matemática herdada dos orientais em aritmética, geometria, harmonia e lapidaram o conceito de razão como um pensarmetódico, sistemático, regido por regras e leis universais.
A filosofia nascera das adaptações que os pensadores gregos regimentaram aos conhecimentos adquiridos por meio dessas influencias, e da superação do pensamento mitológico buscando racionalmente aliar essa nova ordem de pensamento propriamente grega, a vida na pólis.
A palavra filosofia é de origem grega. É da divisão da palavra que vemdo grego Philia que significa amizade e Sophia significa sabedoria. “Amizade pela sabedoria”. A filosofia pode ser entendida como a tentativa de subordinar a multiplicidade de expressões à ordem racional, de enfrentar a dificuldade de entender os contrários misturados que povoam a vida. Também de problematizar o porquê das coisas de maneira universal. Isto é, na sua totalidade. Buscando...
tracking img