O nascimento da comunidade europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica 2,3 Ferreira de Castro

História

O Nascimento da Comunidade Europeia

Jorge João – n.º 14 9.º D Professor Carlos Peixoto

Ano Lectivo 2009/2010

Índice
Introdução ...................................................................................................................... 1 O Nascimento da Comunidade Europeia.................................................................. 2 A Expansão da Comunidade Europeia ....................................................................... 3 A Europa Sem Fronteiras ........................................................................................... 6 A Organização da União Europeia ............................................................................. 8 Conclusão........................................................................................................................ 9 Bibliografia ....................................................................................................................10

Introdução
O tema do nosso trabalho é o Nascimento da Comunidade Europeia. Assim, vamos tentar apresentar as causas, os sucessivos alargamentos, tratados mais importantes e, asituação actual da União Europeia com as suas múltiplas instituições, organizações e competências.

O Nascimento da Comunidade Europeia
Com o fim da II Guerra Mundial a reconstrução da Europa foi incentivada pelo Plano Marshall. Este por um lado reabilitou a indústria europeia mas, por outro reforçou a hegemonia e o poder dos Estados Unidos da América. A Europa teve então necessidade dereafirmar o seu prestígio e influência. O Primeiro-Ministro Inglês Winston Churchill e o Presidente Francês Charles De Gaulle, propuseram a criação de uma união europeia que combatesse a hegemonia americana e o expansionismo soviético.

Em 1950 Jean Monnet e Robert Schuman propuseram a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), concretizado no Tratado de Paris em 1951. Este organismotinha como objectivo gerir a produção do carvão e do aço dos Estados-membros e criar um mercado comum para estes produtos.

Inicialmente foram seis países aderentes: França, República Federal da Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

A Expansão da Comunidade Europeia
O êxito do Tratado de Paris levou a que os “Seis” aprovassem em 1957, no Tratado de Roma, a formação da ComunidadeEconómica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom. Nele garantia-se a construção de um Mercado Comum, através da progressiva eliminação dos direitos alfandegários e da livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.

A partir de 1970, a CEE tornou-se no mais importante mercado mundial. Isto fez com que em 1973, se desse o primeiro alargamento com paísescomo a Grã-Bretanha, a Irlanda e a Dinamarca a concretizarem a sua adesão. As primeiras eleições democráticas para o Parlamento Europeu realizaram-se em 1979. Em 1981 dá-se novo alargamento com a entrada da Grécia. Em 1985, o Acordo de Schengen abriu caminho para a criação de uma Europa sem fronteiras, permitindo que os cidadãos se desloquem sem necessidade de apresentar passaportes na maioriados Estados-membros e de alguns Estados nãomembros. Em 1986, a bandeira europeia começou a ser utilizada pela Comunidade e o Acto Único Europeu foi assinado. Dá-se um novo alargamento com a adesão de Portugal e Espanha, países onde os regimes autoritários tinham perdurado até mais tarde. Em 1990, após a queda do Cortina de Ferro, a antiga Alemanha Oriental tornou-se parte da Comunidade, como parteda recémunida Alemanha. Em Fevereiro de 1992, os Estados-membros assinaram o Tratado de Maastricht, que entrou em vigor a 1 de Novembro de 1993, no qual foram definidos os princípios fundamentais da Comunidade Europeia (CE), que passou desde então a designar-se, União Europeia (UE). Este tratado consagrou uma união económica, monetária e política e instituiu o Parlamento Europeu como um dos...
tracking img