Saneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É RASTREABILIDADE?

A rastreabilidade se originou para aumentar a Segurança Alimentar, a partir da declaração do governo britânico no início de 1996, admitindo que o consumo de carne bovina de animais que apresentaram Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como doença da Vaca Louca, poderia transmitir aos seres humanos o mal de Creutzfeldt-Jakob (doença fatal, sem cura, cujoagente causador não está ainda perfeitamente esclarecido) acentuaram-se as exigências sobre a segurança alimentar na Comunidade Européia.

Muitas medidas foram adotas devido a necessidade de estabelecer uma integração entre os elos da cadeia de produção da carne bovina de modo a recuperar a confiança dos consumidores europeus. Entre essas ações, houve a introdução de sistemas rigorosos deidentificação animal e rastreabilidade dos produtos cárneos que permitissem operações de rastreabilidade e acompanhamento do produto (product tracing and product tracking) para em um determinado momento de emergência sanitária localizar a origem e recolher rapidamente o produto contaminado.
A Diretiva da Comunidade Européia (CE) nº 1760/2000 que estabelece um sistema de identificação animal e registro debovinos, sistemas de rotulagem para a carne bovina, se aplica tanto aos países membros da Comunidade Européia quanto aos seus fornecedores de produtos cárneos.
A Comunidade Européia exigiu desde de julho de 2002 que todos os paises terceiros, que exportem para aquele mercado, adotassem um sistema de identificação e registro de animais e um sistema de rotulagem com garantia de rastreabilidade, deacordo com a legislação que está em vigor para todos os paises da comunidade.
Devem constar na rotulagem dos produtos cárneos as seguintes informações: país de nascimento do animal, país onde o animal foi criado, engordado e abatido, número de registro do animal, tipo de criação e alimentação, idade do animal no abate, sexo, data do abate, estabelecimento do abate (SIF), nome do corte, data devalidade do produto.

                                                   RASTREABILIDADE
A rastreabilidade é a atividade que permite controlar e gerenciar individualmente e de maneira documentada uma série de informações em relação aos animais desde o nascimento até o abate. As informações controladas referem-se ao local e data de nascimento, sexo, raça, manejos, deslocamentos entre propriedadesde um mesmo produtor, entre propriedades de produtores diferentes e entre propriedades e frigorífico.
A implantação da rastreabilidade inicia pela Certificação de Origem, que é a identificação individual dos animais por meio de número único. Para isso utiliza-se de sistemas de identificação do animal, (marcas a fogo, brincos auriculares, microchips, tatuagens, etc.) sistemas de processamento,armazenagem e gerenciamento dos dados, auditorias e verificação dos dados a campo.
Embora a Certificação de Origem dos animais represente uma forma de diferenciação da carne, não significa por si só uma Certificação de Qualidade ou uma Certificação de Qualidade Sanitária que para isso torna-se necessário mais determinados procedimentos, controles e auditorias como, por exemplo, a gestão do manejosanitário e nutricional.
A rastreabilidade no seu objetivo mais amplo visa certificar a origem, o estado sanitário, a produção, a produtividade da pecuária brasileira e a segurança dos produtos provenientes dessa atividade, oferecendo ao consumidor de carne bovina e bubalina garantia de:
a) Um produto de qualidade, seguro e saudável.
b) Transparência das condições e dos métodos de produção.
c)Controle de todas as fases da cadeia de produção.
d) Possibilitar uma perfeita correlação entre o produto final e a matéria-prima (animal) que lhe deu origem.
Cada vez mais o consumidor exige saber a origem da carne que consome, o ambiente onde o animal foi criado, o respeito que do produtor para com o meio-ambiente, o bem-estar animal nas propriedades rurais, como esse animal foi abatido,...
tracking img