Imunologia dos tumores e transplantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNOLOGIA DOS TUMORES

1. INTRODUÇÃO
Tumores, também chamados de neoplasmas, ou neoplasias, são alterações celulares que provocam o aumento anormal dos tecidos corporais envolvidos. Eles são considerados benignos quando são bem delimitados, de crescimento lento; e também não reincidem após sua remoção, e nem se espalham. Já os malignos infiltram as células adjacentes, têm crescimento rápido,e podem reincidir e se espalhar pelo organismo, atacando outros órgãos, por via linfática ou sanguínea: são as metástases. Nesse último caso, tais tumores também são chamados de câncer.
Em contraste com o crescimento policlonal regulado e não maligno, uma determinada célula pode sofrer um evento transformador e adquirir o potencial de produzir células filhas capazes de proliferar independentede sinais externos de crescimento. A imunologia tumoral é o estudo das propriedades antigênicas dessas células transformadas, da resposta imunológica do hospedeiro contra essas células, das conseqüências do crescimento das células malignas para o hospedeiro e dos meios pelos quais o sistema imune deve ser modulado para erradicar as células tumorais.

2. CAUSAS DOS TUMORES

A transformação decélulas normais em células malignas pode ocorrer de modo espontâneo ou ser induzida por agentes carcinógenos (químicos, físicos ou virais). A natureza dessa transformação ajuda a determinar se o sistema imune do hospedeiro será capaz ou não de conter o tumor.

3. CARACTERÍSTICAS
A imunologia tumoral se baseia no fato de que as células tumorais expressam antígenos que as distinguem das célulasnormais. Esses antígenos podem ser divididos em 2 grupos:

• Antígenos tumorais exclusivos: só estão presentes nas células tumorais, mas não nas células normais do hospedeiro.
• Antígenos associados a tumores: podem ocorrer em algumas células normais, porém a expressão quantitativa ou associada a outros marcadores serve para identificar as células tumorais. Existem três tipos de antígenos detransplante associados a tumor (TATA) que são reconhecidos pela imunidade mediada por células:
- Antígenos T: esses antígenos são compartilhados por muitos tumores
-Antígenos específicos de tumor (TSTA): esses antígenos são específicos para cada tumor.
-Antígenos oncofetais: são antígenos de diferenciação presentes durante o desenvolvimento fetal, mas que normalmente não são expressos na vidaadulta. Esses antígenos (AFP e CEA), no entanto, são expressos por células tumorais.

4. MECANISMO

- Mecanismos Imunológicos que atuam contra células tumorais.

Praticamente todos os componentes do sistema imunológico podem contribuir para a defesa contra as células tumorais. As células T são, sem dúvida, o principal mecanismo de defesa para o organismo contra essas células. Atuam tantodiretamente sobre elas (células CD8+) como ativando outros componentes do sistema imune ( as células CD4* que atuam através de linfocinas). Entretanto dependem de células apresentadoras de antígenos (APC), pois na maioria das vezes as células tumorais expressam apenas MHC classe I e não a classe II.
As células B secretam anticorpos (o principal é a IgG) e funcionam como APC. Os anticorpospodem agir tanto fixando complemento quanto promovendo a ADCC (citotoxidade mediada por anticorpo). As células NK representam a primeira linhagem de defesa do hospedeiro contra o crescimento das células transformadas. Também representam um auxílio quando recrutadas pelas células T. Sua ação é mediada pela liberação de fatores citotóxicos ou de granzimas e perforinas. Os macrófagos; são importantes nainiciação da resposta imune por desempenharem o papel de APC. Além disso, podem atuar diretamente como células efetoras mediando a lise do tumor.

- Mecanismos de escape das células tumorais

• Imunoseleção: mutações randômicas (ao acaso), devido à instabilidade genética, produzem células tumorais que ao são reconhecidas como estranhas pelo sistema imune do hospedeiro e essas células,...
tracking img