Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda Avaliação a Distância de Biologia Celular 2
Resposta
“Conhecendo a matriz extracelular”
Introdução: Os tecidos conjuntivos possuem origem mesodérmica. A característica morfológica é queapresentam diversos tipos de células imersas no material extracelular, substância amorfa ou matriz sintetizada pelas células do tecido. A matriz extracelular é uma massa amorfa (que não tem formadeterminada) possui um aspecto gelatinoso e transparente. É formada principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa, de natureza proteica, as fibras do conjuntivo.

(Parte 1) Relacionando osobjetos listados com os componentes ilustrados na figura:

Gelatina: usaria a gelatina de preferência incolor, que irá proporcionar uma melhor visualização para o que desejamos. A gelatina iriarepresentar o suporte mecânico para formar a matriz extracelular uma vez que ela é formada por água assim com a gelatina e possui um aspecto gelatinoso. Pois os tecidos que compõem a matriz comocartilagem e conjuntivo possuem um aspecto gelatinoso então a gelatina seria o melhor elemento para representar as glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoproteínas.
Elásticos: usaria para representar afibra elástica. Pois as fibras elásticas são compostas por proteína elastina, miofibrilas e fibrilina. Caracterizam por estarem separadas umas das outras não formando feixes. Podem ser longas comcapacidade de estiramento, são encontradas em locais que exigem flexibilidade como, por exemplo, nos tecidos conjuntivos densos que possuem grande quantidade de colágeno. O elástico proporciona aflexibilidade que a fibra elástica precisa.
Blocos: usaria para representar o epitélio, pois tem a função de revestir toda a superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas. É um tecido que nãopossui a presença de vasos sanguíneos e as células epiteliais estão justapostas com o mínimo espaço possível como vemos na figura. E os blocos agregados um ao lado do outro transmitiria corretamente...
tracking img