Artigo meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CONSEQÜENCIAS GLOBAIS DA ATUAÇÃO HUMANA NO MEIO AMBIENTE E AS MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RESUMO:
Devido à degradação da qualidade ambiental há a exigência de novas posturas éticas, fundadas em uma ética do futuro, baseadas em mudanças de determinados paradigmas. O atual quadro da problemática ambiental deve ser pensado, na relação com a condição cultural e odesenvolvimento sustentável. A multiplicação dos riscos, em especial os ambientais de graves conseqüências, é elemento chave para se entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. É cada vez mais notória a complexidade desse processo de transformação de uma sociedade cada vez mais não só ameaçada, mas diretamente afetada por riscos e agravos socioambientais. A reflexãosobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. O enfoque da educação ambiental deve ser o de buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e queo principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento sustentável, paradigmas, responsabilidade ambiental.

1 INTRODUÇÃO
Questionamentos acerca do meio ambiente surgem hoje fortemente nas comunidades, pois as populações estão sofrendo agressões pela natureza.
Em um primeiro momento tem-se a impressão de que está acontecendo uma inversão de valores, masnão é, longe disso, porque a Mãe Terra, está invertendo sim a situação, contra a espécie humana na maioria das vezes, mas a favor de sua sobrevivência.
Muitos de nós acreditamos que os bens naturais são infinitos, quando na verdade eles estão findando dia-a-dia, mas o homem segue medindo forças com o ar, a água, os solos, os animais, para no final, no momento de um desastre não saber o por quêtudo aquilo acontece.
Isso demonstra a falta de conhecimento das pessoas, a ignorância ao se considerar o Ser superior na Terra, aquele que tudo pode e nada deve.
É justamente nesse contexto que surge a Educação Ambiental, que impera a necessidade da divulgação de informações, para que as pessoas possam entender o seu papel na cadeia, o seu papel no ecossistema, e entender definitivamente opor quê os desastres estão acontecendo, as geleiras derretendo, os animais se extinguindo, os vulcões entrando em erupção, a escassez de alimentos e água, os ventos fervorosos provocando ciclones, a terra em fúria causando desastrosos terremotos.
Por tudo isso é urgente que se criem discussões e abordagens que justifiquem às pessoas que o meio ambiente também vive e para permitir que nóscontinuemos vivendo em conjunto precisamos cooperar, entender e respeitar.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Padrões gerais sobre educação ambiental

Partindo da premissa de que todas as atividades humanas têm conseqüências para o ambiente (Ricklefs 2003), estamos mais do que nunca em um momento de avaliar a essência da condição humana, observar quanto desastrosa é a deseducação ambiental, quantos problemascausamos a nós mesmos quando somos incapazes de nos inserirmos como parte fundamental em um ecossistema, quando somos incapazes de visualizar tamanho egoísmo frente à Natureza que nos acolhe, nos alimenta e portanto nos faz viver.
Esse amplo sistema chamado Natureza pede socorro!Clama pelo equilíbrio. Os seres humanos tiveram o poder de destruir, desarticular ecossistemas, burlar sua própriaexistência no momento em que agride as riquezas naturais, por conta dessas agressões que hoje surge o desafio de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora, que objetive o necessário equilíbrio.
A educação ambiental, segundo Jacobi, deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o...
tracking img