O mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem sofrendo, sobretudo após a consolidação do modelo econômico globalizado, refletem claramente quais as tendências e o perfil dos profissionais requisitados pelas empresas e organizações do Século XXI.
Atualmente, as palavras de ordem são capacitação e qualificação profissional. É fato que a automação tem sido importantepara o desenvolvimento da economia, porque consegue unir produtividade à redução de custos, porém, a tecnologia trouxe com ela a necessidade de se repensar o papel do ser humano nesse contexto. Com a velocidade do avanço tecnológico, alguns ousaram afirmar que as pessoas seriam substituídas por máquinas. Todavia, não é bem isso que temos constatado, muito ao contrário, milhares de novos postos detrabalho e novas funções têm surgido a partir das configurações que o mercado de trabalho está oferecendo. Inúmeras ocupações surgiram nas áreas de tecnologia da informação, automação industrial, robótica etc., comprovando que o talento humano será sempre indispensável. Nessa perspectiva, o desafio do poder público é criar as condições ideais para que as pessoas tenham acesso à informação e àeducação formal, para que possam ser treinadas e capacitadas a assumir as múltiplas tarefas que o mundo globalizado exige.
















2. RESUMO CONTEÚDO APRESENTADO NA AULA TEMA 2

O trabalho passa a ser visto não só como um instrumento de produzir sofrimento, mais como algo estruturante e motivador.
Sofrendo grandes mudanças como a globalização é preciso destacar alguns fatores:• Com as mudanças na economia as empresas que antes tinham lucro e estabilidade, tiveram que disputar os consumidores, passando a se preocupar com sua opinião.
• Com a mudança acima se constata que o cliente é quem manda e assim sua exigências e preferências estão em foco.
• Com as inovações no processo produtivo fez-se necessário a automação e com isso causou-se cortes de pessoal, o chamadodesemprego estrutural.
• A modernização trouxe mudança no perfil do trabalhador, pela busca de conhecimentos e capacitação.

O emprego formal dá lugar ao trabalho com horários flexíveis, ganhos imprevisíveis, diversos clientes, etc. Surgindo assim a noção de empregabilidade, que nada mais é que à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho.Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.
O século XXI é marcado por inúmeras inovações tecnológicas, onde ocupações antigas estão desaparecendo e outras sendocriadas.
Toda essa inovação pode ser muito útil ao desenvolvimento profissional, desde que saibamos nos especializar e acompanhar os avanços, priorizando as nossas habilidades.





3. TRABALHO

O trabalho existe desde a Pré historia e até hoje tem o mesmo conceito de que ele é fundamental para o desenvolvimento do homem.
Pode-se ter uma recepção positiva quanto ao trabalho em que seevita o tédio, vicio e necessidade onde é possível evoluir, ou negativa, do ponto de vista que produz o sofrimento.
Com as inovações tecnológicas e a globalização gerou-se um aumento na concorrência entre empresas e até países por clientes, isso trouxe conseqüências positivas como acesso as novas tecnologias, e conseqüências negativas como a eliminação de muitos postos de trabalho. O trabalhopassou a ser mais intelectual e essas exigências criaram uma situação onde sobram empregos para profissionais especializados e faltam profissionais qualificados. Agora o que conta é o desempenho.
Precisamos entender as diferenças entre emprego, trabalho e empregabilidade para sabermos que tipo de profissional queremos ser.
Emprego é um vínculo empregatício, Trabalho é ter uma ocupação com...
tracking img