Sesamol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Física das Radiações

Proteção do DNA e da membrana celular contra danos induzidos por Radiação e melhoria no reparo do DNA por SESAMOL

1. Fundamentação Teórica
Para que possamos ter um bom entendimento acerca do artigo, precisamos fazer uma breve revisão sobre alguns assuntos sobre os quais ele trata.

1.1. Radiação
Radiação pode ser representada por qualquer forma de energia que sepropaga com alta velocidade, podendo apresentar se apresentar como onda eletromagnética ou partícula, e que, ao interagir com a matéria, podem produzir variados efeitos sobre esta. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados, sendo por isso dividida em dois tipos: ionizantes e nãoionizantes. Aqui abordaremos apenas as radiações de interesse no estudo, que são as radiações ionizantes.

1.1.1. Radiação Ionizante
As radiações ionizantes podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados, processo chamado de ionização. As radiações ionizantes são provenientes de materiais radioativos (radiação alfa (α), beta (β) e gama ()), ousão produzidas artificialmente em equipamentos (raios X).

1.1.1.1. Radiação Gama
Os raios (gama) são um tipo de radiação eletromagnética produzida em processos de decaimento nuclear (emitida pelo núcleo atômico com excesso de energia (no estado excitado) após transição de próton ou nêutron para nível de energia com valor menor, gerando uma estrutura mais estável). São altamente energéticosdevido à sua elevada frequência e, consequentemente, apresentam baixo comprimento de onda. Geralmente, a frequência dos raios situa-se acima de 1019 Hz, o que implica comprimentos de onda abaixo de 10-12 m e energias acima de 0,1 MeV.
Por serem dependentes da estrutura do núcleo, a intensidade e a energia com que é emitida permite caracterizar o radioisótopo. É uma radiação bastante penetrantee, dependendo sua energia, é capaz de atravessar grandes espessuras. Por isso, é bastante utilizada em aplicações médicas de radioterapia e aplicações industriais, como medidores de nível e gamagrafia.
Antigamente era usual distinguir a radiação dos raios-X pela sua energia (os raios-X eram menos energéticos). No entanto, atualmente a distinção já não é efetuada desta forma, pois se consegueproduzir raios-X mais energéticos do que muitos raios (como nos aparelhos médicos de radiografia). A distinção entre estes tipos de radiação eletromagnética é efetuada através da sua proveniência: os raios-X são produzidos por excitação dos elétrons de camadas atómicas interiores para níveis energéticos mais elevados e posterior regresso ao estado fundamental (libertação de energia sob a forma deraios-X), enquanto a radiação provém do núcleo atómico, pois após a emissão de partículas α ou β é frequente o núcleo ficar com um excesso de energia, que é libertada sob a forma de radiação .
Embora tenha pequeno poder ionizante, o seu elevado poder penetrante faz da radiação a mais perigosa para o ser humano. Enquanto as radiações α e β são bloqueadas, geralmente, pela superfície da pele, aradiação consegue penetrar e atravessar o corpo, causando danos a nível celular, o que pode provocar morte celular. Devido esta característica, em medicina é utilizada no tratamento de certos tipos de câncer e, também, em diagnósticos (é administrada ao doente uma pequena quantidade de um radionuclídeo emissor de radiação , sendo mais utilizados o cobalto-60 (60Co) e o césio-135 (135Cs)).1.2. Efeitos da radiação Ionizante
Sob o ponto de vista dos sentidos humanos, as radiações ionizantes são: invisíveis, inodoras, inaudíveis, insípidas e indolores. Um dos principais motivos de preocupações sobre a exposição à radiação é o potencial risco à vida da célula. Se uma radiação ionizante entrar numa célula viva, ela pode ionizar os átomos que a compõem. Já que  um átomo ionizado é...
tracking img