O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo de Sofia
Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe, e seu pai trabalhava quase o tempo todo. Certo dia Sofia encontrou dois pequenos envelopes brancos. Cada um deles tinha uma indagação e elas levaram Sofia a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e a qual o nome eraHilde.
Sofia foi pensar e refletir sobre os envelopes em um esconderijo no jardim de sua casa. Para ela, ele representava um mundo à parte, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.
Sofia recebe um envelope amarelo que diz que as pessoas têm preferências por diversos tipos de assuntos
O professor de filosofia quer passar para Sofia que fazemos parte de um grande mistério, e que temos consciênciade estarmos participando de um enigma, e procuramos explicações para isso.
Sofia recebe outro envelope amarelo. O professor faz uma citação, ele compara uma criança com filósofo.
Existiam alguns filósofos que denominavam “filósofos da natureza”.
Eles viam algumas mudanças no meio ambiente e indagavam como ocorria tal fenômeno.
Viam algumas mudanças no ambiente e indagaram como ocorria talfenômeno. Acreditavam que existia uma substancia básica para as transformações
Tales acreditava que a água era importante que dela tudo surgia e a ela tudo retornava. Anaximandro achava que a terras for surgida de vários mundos. E que tudo acabaria em alguma coisa que ele chamava de infinito. Anaxímenes cria que o ar era substancia básica. A água condensa do ar e o fogo, o ar rarefeito, pensavaque se comprimisse a água ela se tornaria terra.
Para Empédocles existia mais de uma substancia primordias
Por isso que o Lego foi o brinquedo genial, podemos criar vários objetos ficando a cargo da inauguração.
O ultimo filosofo da Natureza, imaginou a constituição das coisas por partículas e as chamou de átomos. Esse filosofo valorizou a razão e as coisas matérias. Ele não cria numa almaimortal.
Os gregos antigos acreditavam que doenças eram castigos de Deus, e que deuses podiam curar.
Sofia vê um cão labrador com um envelope na boca que era o mensageiro do professor. A carta citava Atenas e Sócrates
Sócrates foi julgado e condenado à morte por corromper a juventude e não reconhecer a existência dos deuses, pois dizia que as pessoas deveriam refletir sobre questões entre o bem e omal.
Sofia encontra um envelope com um vídeo, e no vídeo havia imagens de seu professor mostrando Atenas com os monumentos, o antigo teatro de Dioniso. O Areópago, as ruínas da antiga praça. Como num passe de mágica toda a Atena foi reconstruída. Seu professor aparece novamente apresenta a Sofia, Sócrates e Platão.
Platão foi discípulo de Sócrates e acreditava que o homem possuía corpo e alma.Ele também acreditava que alma já existia antes de habitar no corpo.
Platão dividiu o corpo humano em três partes: cabeça (razão), peito (vontade) e baixo-ventre (desejo ou prazer) e achava que quando elas agiam como um todo se tinha o homem íntegro. Imaginava um Estado-modelo dirigido por filósofos e o constituía como o ser humano onde a cabeça seria os governantes; o peito (defesa), assentinelas; e o baixo-ventre, os trabalhadores. Era extremamente racionalista e cria que tanto homens quanto mulheres possuíam capacidade de governar.
Sofia foi para o seu esconderijo refletir sobre as ideias, e foi entrando a fim de encontrar seu professor, Alberto Knox. Ela viu uma trilha e foi seguindo até ver um lago e do outro lado havia uma cabana, ela atravessou o lago num barco. Dentro dacabana havia fumaça de um fogão a lenha q ela concluiu que alguém morava ali. Antes de sair ela encontrou uma carteira de estudante com foto e em nome de Hilde Knag. Antes de sair viu um envelope sobre a mesa em seu nome, e involuntariamente pegou. No caminho de volta, ela abriu o envelope e leu o conteúdo que tinha haver com o filosofo Aristóteles.
Ao chegar em casa, encontrou sua mãe preocupada e...
tracking img