Tipos de bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O problema da elevação ou transporte de um local para outro de líquidos e sólidos são preocupações desde os primeiros tempos da civilização. O problema era resolvido através de rodas (como no moinho); de rosário; de noras (rodas onde se prendiam vários baldes). Com o tempo estes mecanismos foram sendo aperfeiçoados até se chegar as bombas para as mais variadas funções. O transporte de produtosatravés de bombeamento em processos industriais é uma operação unitária constantemente necessária nas diversas fases do processamento. As necessidades de transportar de um nível a outro mais elevado ou mesmo alimentar um equipamento ou tanques de mistura que se encontram sob pressão mais elevada que o ambiente, é normalmente realizado por bombas. As bombas são, portanto, máquinas geratrizes cujafinalidade é realizar o transporte ou deslocamento de um produto (líquido, pastoso ou sólido) por escoamento, sendo classificadas em função de suas características físicas e de seus princípios de trabalho. A maioria das bombas são normalmente classificadas em; bombas de deslocamento positivo, e bombas centrífugas. As bombas de deslocamento positivo, transporta uma quantidade definida de produto emcada golpe ou volta; as bombas centrífugas ao contrário, transporta um volume que depende da pressão de descarga.
São vários os modelos de bombas empregados para a transferência de produtos. As principais utilizadas nas indústrias de alimentos e sucos são:
As bombas centrífugas são amplamente usadas nas indústrias de processamento de alimentos e sucos em virtude da simplicidade de modelo, dopequeno custo inicial, da manutenção barata e da flexibilidade de aplicação. Na sua forma mais simples, a bomba centrífuga consiste em uma carcaça fechada, que se comunica com os tubos de aspiração e saída e seu interior, é constituído por um rotor dotado de palheta (figura-1). O produto entre na bomba nas vizinhanças do eixo do rotor propulsor e é lançado para a periferia pela ação centrífuga. Nabombas centrífugas, o rotor pode ser aberto ou fechado. A bomba com rotor fechado são mais utilizada para produtos líquidos (sucos, vinagre, óleos, shoyu); as de rotor aberto já pode ser utilizada no bombeamento de produtos líquidos com sólidos em suspensão, e pastas de produtos não muito denso tais como: xaropes de açúcar, salmouras, molhos, etc.).

Figura-1: Bomba Centrífuga e Tipos de RotoresAs bombas centrífugas também podem ser do tipo auto-escorvante, que se caracteriza por sua capacidade em succionar produtos líquidos com grande quantidade de ar envolvido. Isto é possível neste tipo de bomba pois possui o seu rotor aberto, com um canal lateral ao longo de todo o perímetro do rotor. Com a rotação da bomba, o produto que esta na carcaça é forçado a entrar nesse canal, criando um analde selagem e fazendo o produto entrar em suas lâminas, criando o efeito sucção para a transferência do produto. Este tipo de bomba é bastante utilizado para: ovo líquido, cremes, molhos, glicerina, e também em sistemas CIP.
São divididas em bombas rotativas e bombas recíprocas. As características das bombas de deslocamento positivo é que para cada rotação (rotativa) ou pulsação (recíproca), umaquantidade de produto é deslocado independentemente da altura monométrica total. As bombas de deslocamento positivo são indicadas em casos onde se requer vazão constante independente de variação da carga sobre a bomba e também onde o volume deve ser medido com precisão. A descarga é proporcional à velocidade do propulsor da bomba. São em geral empregadas para líquidos de grande viscosidade como:maionese, molho de mostarda, ketchup, extrato de tomate, etc. Os principais modelos mais utilizados são:
Neste tipo de bomba, o eixo motor possui dois exéntricos C defasado de 1800 que movimentam cada qual, um tambor contendo um êmbolo A que se desloca num pino rotativo P articulado (figura-2). Ao girar o tambor, o êmbolo oscila ora subindo, ora baixando, funcionando desta forma como uma válvula...
tracking img