Sensoriamento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO jws@ufac.br
O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da utilização das técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e fotointerpretação como recurso para utilização emvárias aplicações, como mapeamento de áreas, que é o enfoque deste trabalho. Devido ao avanço científico e tecnológico, mapear áreas com pequenas ou grandes extensões ficou mais eficaz desde osprimórdios do que viria a ser os aero fotos, com o uso de aerofotos e mais recente na era moderna com os satélites, que possuem resoluções impressionantes devido aos inúmeros sensores que podem carregar, nãopossuindo praticamente nem um obstáculo, podendo até fazer uma varredura entre as arvores e penetrando no solo, faz-se necessário o uso da pratica dentro da disciplina fotointerpretação, a fim depresenciarmos em loco o uso do sistema global de posicionamento (GPS) e suas aplicações, funcionamento e possibilidade, se aprimorando no uso do GPS e conhecendo suas possibilidades, partindo destesaspectos a Dr. Karla Rocha solicitou este trabalho de campo já que a interpretação de imagens de satélite e fotografias aéreas é um passo importante no processo de identificação de estrutura diversasem superfícies sem manter um contato direto com objeto.
Devido a sua importância para o mundo moderno, compreende-se que todo o conhecimento produzido e acumulado sobre a utilização destas técnicasdeva servir para sanar as dificuldades de planejamento, monitoramento climático dentre outros que podem ser ocasionados contra todo o meio-ambiente e boa parte da superfície da Terra.
Não se tratade proceder apenas à divulgação de suas características e potencialidades, mas, sobretudo de refletir sobre elas e trabalhar suas relações com a prática com o tratamento dos conteúdos curriculares emsuas relações com a vida, visando a construção do conhecimento por alunos. Como afirma o educador Gutierrez (1979), "o mero fato de interpretar ou apropriar-se de um saber não é suficiente para que,...
tracking img