O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MUNDO DE SOFIA

Sofia que antes de completar 15 anos, tinha uma vida normal, como todas suas colegas.
Em um dos primeiros dias de maio, Sofia que estava retornando da escola para casa, como era de costume, sempre olhava na caixa de correios, nesse dia tinha algumas cartas e panfletos de publicidade e extrato para seu pai e surpreendentemente tinha uma carta em seu nome mas sem remetente, comuma simples pergunta “QUEM É VOCÊ ?”.Pensativa com a pergunta, a partir desse dia, sua vida começou a ter mais sentido. Vieram as perguntas para si mesma, e os porquês da vida. Pensava sobre sua existência e também um dia desapareceria da terra.
Após alguns dias, na mesma caixa de correio da sua casa, Sofia encontra outra carta destinada em seu nome e outra vez sem remetente, com outra simplespergunta “DE ONDE VEM O MUNDO”?
Em seu esconderijo secreto, onde frequentava quando estava triste, brava ou muito alegre, mas desta vez estava confusa com as duas cartas na mão. Com seus pensamentos, apenas sabia que o mundo era um planeta pequeno em um universo enorme.
Com isso começou a protestar se algo poderia ser eterno e imaginar que tudo que existe tem que ter um começo e nessa teoria ouniverso teria surgido de alguma coisa. Não contente com esse pensamento, ficou a imaginar que este universo de alguma coisa, esta outra coisa também surgiu de uma outra coisa e assim sucessivamente.
Outro dia na aula de religião, sua professora explica que Deus é o criador do mundo e Sofia acha que isso seria a melhor explicação para seus problemas, mas logo começou a pensar novamente que poderiaaté contentar do fato de Deus ter criado o mundo, mas e Deus? Ele poderia ter se criado do nada absoluto?

A CARTOLA

Sofia começou a não se interessar pelas aulas na escola, só pensava em filosofia. Após outros dias, ao verificar a caixa de correio para ver se tinha correspondência para ela, foi encontrado um envelope grande que estava escrito : Curso de Filosofia, maneje com cuidado.
O queé filosofia?
Segundo este curso, mostra que muitas pessoas têm hobbies diferentes, alguns gostam disso, outros daquilo, entre muitos outros gostos. Alguns enigmas resolvidos pela ciência e não pela filosofia.
Um dos antigos filósofos gregos dizia que a filosofia era fruto da capacidade do homem de se admirar as coisas.
Após a leitura de uma pequena carta datilografada, Sofia foi até a caixa decorreio verificar se tinha mais, encontrou mais uma que estava escrito : Uma Estranha Criatura. Nesta pequena carta explica os hábitos e costumes, uma criança recém chegada ao mundo e um adulto, visões diferentes. Esse vê tudo como descoberta e este já tem sua opinião formada.
Os filósofos têm algo em comum com as crianças, querem cada vez mais descobrir as coisas, são ousados e buscam os limitesda linguagem e da existência.

OS MITOS

Visão mitológica do mundo: Na carta, um exemplo da mitologia era Thor, que sempre foi considerado o deus da fertilidade porque achavam que quando ele passava no céu em sua carruagem, tinha os trovões e posteriormente a chuva. Assim fazia dele um dos deuses mais importantes do norte da Europa. Continuando cum o mito, os Trolls que são inimigos, roubam omartelo de Thor, este fica furioso e vai tentar recuperá-lo e os Trolls exige que Freyja que também é uma deusa da fertilidade se case com ele. O deus Heimdal tem uma idéia, que Thor se disfarce de mulher para enganá-los e pegar o martelo, assim consegue seu martelo e junto o seu poder e mata todos, vencendo as forças do mal.
As pessoas buscam no mito explicações para fenômenos que não conseguementender, como a natureza e suas consequências.

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA

Sofia ficou encabulada com essa carta que trazia algumas perguntas como, de maneira Jesus transformou água em vinho, como é que pode surgir da terra e água uma rã? Mais uma vez, perguntas e respostas sem esclarecimentos.
Os primeiros filósofos acreditavam que algumas substâncias básicas estavam por trás de todas as...
tracking img