O mundo de sofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mundo de Sofia

O romance da história da filosofia intitulado "O Mundo de Sofia", narra a história de Sofia Amundsen, uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe, pois o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo.

Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois pequenos envelopes brancos, não simultaneamente. Em cada um havia uma indagação e elaslevaram Sofia a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e cujo nome era Hilde.

Sofia recorreu a um esconderijo no jardim de sua casa para pensar e refletir sobre as perguntas. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.Desenvolvimento Histórico do Pensamento Ocidental

Começamos a observar, primeiramente, um pensamento não definido no tempo-espaço, sem começo determinado e que imperava no início dos tempos até antes do aparecimento dos filósofos pré-socráticos: o mitológico.

Este pensamento foi a forma primordial das populações, cada qual a seu modo, entender os processos naturais a sua volta. Estava esterelacionado ao panteísmo, sendo suas divindades as mantenedoras de um precário equilíbrio entre as forças do bem e do mal. Para que os povos se comunicassem com estas foram criados rituais religiosos, onde ofereciam sacrifícios ou oferendas para aplacar a fúria de determinado deus ou pedisse sua ajuda para determinada tarefa.

Tal pensamento foi o precursor de vários modismos quepersistem ainda hoje em nosso inconsciente, bem como a superstição, muito em voga na antiga Grécia, antes do aparecimento dos filósofos.

Atenas, com a vitória grega sobre os persas, tornou-se capital ocidental da cultura e do saber. Isto ocorreu pois o desenvolvimento democrático dessa cidade permitiu que seus cidadãos (não se encaixavam os escravos) mais célebres começassem a refletir sobre omundo que os cercavam. Apareceram pois os filósofos da natureza.

Tais filósofos procuravam entender os processos naturais que os cercavam, de uma forma genérica e abrangente. Tanto a base primordial de tudo que existe quanto o mundo dos sentidos foram levados em consideração, as vezes em conjunto ou defendidos separadamente por filósofos diferentes, que se opunham em relação ao que é eternoe imutável e o que é efêmero e sempre mutável, como a vida e a ação do tempo na natureza. São também conhecidos como pré-socráticos, e seu principal pensador era Demócrito, para quem o que denominou como átomo, partículas que se agregavam para formar o mundo efêmero e sensível aos nossos sentidos, que se desagregavam mas eram eternas em sua forma única. Sua concepção, conhecida como teoriaatômica, uniu as duas correntes de pensamento contrárias em sua época, já discursadas acima.

Após o desenvolvimento de tais teorias sobre a natureza do mundo, começaram a aparecer filósofos que se concentraram em descobrir a natureza do homem, sua relação com o mundo e a melhor forma de bem viver com este e consigo próprio, dando origem ao pensamento ético e moral baseado na razão, primórdiopara uma feliz e reta vida. Com o aparecimento do primeiro grande filósofo grego, mundialmente reconhecido, Sócrates, há um divisor de águas entre os filósofos até então. Sócrates preocupou-se em descobrir e depois ensinar as pessoas que o verdadeiro conhecimento vem de dentro e só este pode lhe fornecer o discernimento necessário para a vida, sendo este só possível através do emprego da maiorfaculdade do Homem: sua razão. A razão era a medida das coisas e não a sociedade, como diziam certos contemporâneos de sua época, conhecidos como sofistas, que desenvolviam a arte da retórica e cobravam por seus préstimos a humanidade, principalmente a classe dominante grega. Embora seu fim tenha sido trágico, ao ser obrigado a cometer suicídio tomando um veneno chamado cicuta, deixou muito de sua...
tracking img