O mulato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maranhense de São Luís (*14.04.1857/+21.01.1913), filho natural de pais portugueses – Davi Gonçalves de Azevedo (vice-cônsul) e Emília Pinto Magalhães, irmão mais moço do escritor Artur Azevedo, Aluisio inicia os estudos básicos aos 07 anos, frequentando as aulas do professor Raimundo César, ingressando, em seguida, no colégio do professor José Antônio Pires. Aos 13 anos (1870), começa atrabalhar como caixeiro, no armazém do despachante Davi Freire (Praia Grande), deixando o emprego para cursar o Liceu Maranhense, então sob a direção do professor e gramático Sotero dos Reis, tendo, paralelamente, aulas de pintura com o professor italiano Domingos Tribuzi. Aos 19 anos, vai para o Rio de Janeiro, estudarar Belas Artes (Academia Imperial de Belas Artes), passando a colaborar na imprensalocal, como chargista. Em 1878, morre-lhe o pai, o que ocasiona a sua volta para a terra natal onde publica, no ano seguinte (1879), o romance Uma lágrima de mulher. Em parceria com amigos, lança O Pensador (periódico anticlerical, que abala as estruturas sociais da capital maranhense de outrora). Em 1881, lança O Mulato, provocando novo escândalo na sociedade local, o que vem a motivar o seuregresso para a Corte. Na capital federal de então, desenvolve intensa atividade jornalística e literária, escrevendo romances e ainda peças teatrais com Artur Azevedo. Em 30 de dezembro de 1895, por concurso público, entra para a carreira diplomática, sendo nomeado vice-cônsul em Vigo. Em 1897, é eleito para a Academia Brasileira de Letras e removido para o Japão (Yokohama), depois para La Plata, naArgentina, e dali para Salto Oriental, no Uruguai. Em 03 de novembro desse ano em curso, vai transferido para a Inglaterra (Cardiff). Por todo o ano de 1896, é removido para Nápolis e a seguir para a Itália, voltando para Buenos Aires, onde falece. A nove de setembro de 1913, chegam os seus restos mortais para o Rio de Janeiro. Em 25 de outubro de 1916 (por sugestão de Coelho Neto, em 11 de maiodesse mesmo ano), chega, aqui em São Luís, a urna mortuária com os despojos do grande escritor, cujo sepultamento definitivo se dá aos 28 dias desse mesmo mês, no Cemitério do Gavião. Autor de romances românticos (Uma lágrima de mulher, Filomena Borges…) e realistas/naturalistas, são estes últimos que lhe garantem a fama, sobretudo a famosa tríade: O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão. Com oprimeiro, introduz (ao lado de Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas) o Realismo no Brasil (1881).

Um Mulato na São Luís provinciana do século XIX[1]: identidade e preconceito – um olhar sobre a personagem Raimundo, sob a perspectiva do preconceito racial

Do melhor que Aluísio Azevedo escreveu, este romance caracteriza-se por uma apurada técnica romanesca hábil, a ponto de conduzir umenredo complicado ao mais verossímil dos seus desfechos, num andamento jamais perturbado por irrelevâncias ou frouxidões. Anticlericalismo e o problema da marginalidade do mulato (com,talvez, reminiscência do “caso” de Gonçalves Dias com Ana Amélia) são os dois condimentos dramáticos do romance. Uma pincelada mais romântica no retrato de Raimundo, não destrói o caráter de libelo e de fria análisede uma das chagas do nosso século XIX. (Massaud Moisés)

Publicado em 1881, sob ótica realista/naturalista e na temática do preconceito racial, O Mulato, de Aluísio Azevedo, verossimilhança e denúncia de uma chaga social, polêmico em sua gênese e conteúdo, atravessa gerações, empunhando sua bandeira de luta e de glória, contando, com maestria, a saga do bacharel mulato, o Dr. Raimundo.

Mas…quem é esse MULATO?… Na pintura descritiva do seu criador

“Raimundo tinha 26 anos e seria um tipo acabado de brasileiro, se não foram os grandes olhos azuis, que puxara do pai. Cabelos muito pretos, lustrosos e crespos, tez morena e amulatada, mas fina; estatura alta, elegante; pescoço largo; nariz direito e fronte espaçosa. A parte mais característica da sua fisionomia eram os olhos – grandes,...
tracking img