Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIOINTRODUÇÃO 3
RELATIVISMO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS...............................................4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão explanados conceitos eopiniões a respeito do Relativismo Cultural e sua relação com Os Direitos Humanos Universais.RELATIVISMO CULTURAL E DIREITOS HUMANOS


Um dos papéis públicos da filosofia é esclarecer confusões comuns. Uma dessas confusões formula-se rapidamente na forma de uma contradição:ao mesmo tempo em que é comum considerar-se que “os valores são relativos” (às culturas, ou ao contexto histórico) é também comum defender a universalidade dos direitos humanos; mas se os direitoshumanos são meramente relativos, não são universais e se não são universais, qualquer cultura, sociedade, comunidade ou pessoa nada está a fazer de errado se não aceitar os direitos humanos. Que éexatamente ao oposto do relativismo.


O relativismo cultural, em ética, distingue-se da mera diversidade cultural. A diversidade cultural é apenas a existência de diversas culturas, eventualmentecom diferentes códigos de comportamento.


O relativismo cultural é uma tese ética: um tipo particular de relativismo moral. O relativismo moral é qualquer posição que defenda que as ações sãocorretas ou incorretas, e os estados de coisas são bons ou maus, relativos e não absolutamente.


Do ponto de vista do relativismo cultural não há diferença entre uma população considerar quecerto comportamento é moral e esse comportamento serem realmente moral. Por exemplo, se numa cultura se considerar que é moral excluir as mulheres ou os negros da vida política, então é realmente...
tracking img