Linguas vidas em portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e análise crítica do filme “Línguas: Vidas em Português”, direção de Victor Lopes e produção de Renato Pereira, lançado nos cinemas brasileiros no ano de 2004.


O documentário conta com aparticipação de alguns personagens anônimos, além da participação especial de José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila, integrantes do Grupo Madredeus e Mia Couto, estes geralmentefalando sobre a Língua Portuguesa e aqueles se expressando através da língua, geralmente falando de si , expondo seus cotidianos, culturas, crenças e religiões.

É um documentário real que mostra avida das diferentes populações que falam a nossa língua portuguesa, assim mostrando histórias reais, de pessoas bem diferentes, de aposentados, de casais, de jovens, de apaixonados, de artistas entreoutros.

O documentário passa os diferentes lugares, países, regiões, que falam, vivem, cantam, amam e declamam em português diariamente. Seja em um simples diálogo em comprar um pão em uma padariade Goa, ou em um sermão de uma igreja, um ônibus e favela no Rio de Janeiro no Brasil, em um ritual com danças e oferendas, ou em conversas descontraídas de boteco. Com isso, podemos observar ocotidiano de diferentes povos que falam a língua portuguesa.

Assisti ao filme duas vezes para desenvolver este resumo e análise crítica e pude notar como a pronúncia do português brasileiro édiferente da pronúncia do português europeu, embora as duas línguas estejam muito ligadas, pois os povos que as falam são de regiões colonizadas por portugueses. Também pude perceber como a nossa língua érica de cultura, aliás, de muita cultura. O português é usado todos os dias por mais de 200 milhões de pessoas, desde um simples vendedor de balas ganhando sua vida nas ruas interagindo com as pessoas,até um cantor muito famoso como o Martinho da Vila, cantando seus sambas e mostrando suas inspirações nas terras do nosso Brasil, ambos usando a língua portuguesa para fazer coisas tão diferentes....
tracking img