O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DOS CAPÍTULOS 1 AO 4 DO LIVRO: O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA (JAMES C. HUNTER)

-------------------------------------------------
CAPÍTULO 1
Neste primeiro capítulo, o autor aborda as definições de liderança, dentre elas a mais importante, que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivosidentificados como sendo para o bem comum.
O livro se inicia apresentando a história do principal personagem, John Daily, um empresário bem-sucedido, casado com Rachel e pai de um casal de filhos. John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida pessoal como em suas atividades profissionais. Até que, seguindo sugestão de sua esposa, decide passar alguns dias em um mosteiro cristão com oobjetivo de refletir e colocar ordem em sua vida.
Neste capítulo, também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.
Afalta de liderança na vida de John foi aos poucos sendo revelada no momento que começam a surgir os problemas em no seu trabalho, em casa, com seus filhos e esposa, e até com ele mesmo. John não conseguia arranjar soluções para todos os problemas e estava sofrendo muito. O personagem de John reflete exatamente a vida de muitas pessoas, que não consegue conciliar e organizar sua vida e acabam seperdendo no meio dos problemas.
Além dele, os personagens de diferentes atividades também são muito importantes para o livro, como a enfermeira, a treinadora, o sargento e o pregador, que agregam muito conhecimento devido às suas variadas profissões. Foi mostrado também o reflexo de todas as suas tomadas de decisão e atitudes. Ora o poder, quando a situação exige-o, ou para colocar limites, ora aautoridade para influenciar e conseguir êxito.

-------------------------------------------------
CAPÍTULO 2
No capítulo 2, discute-se sobre o comportamento das pessoas como uma abordagem do ponto de vista psicológico, sobre as necessidades humanas, que vão além do dinheiro. Segundo o autor, não são as coisas materiais que nos trazem alegria, já que os maiores prazeres da vida estão nas coisasmais simples e baratas.
Foi destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e por último, liderar é servir. Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é preciso definir a diferença entre necessidade e vontade.
Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as consequências físicas ou psicológicas daquilo que sedeseja. Já uma necessidade é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano.
Simeão remonta a pirâmide que, em vez da ponta com o presidente para cima, como é feito no velho paradigma, ele a inverte mostrando os empregados em cima e perto do cliente, que vem em primeiro lugar. Isso reforça a ideia de que se deve servir para liderar, e de que cada um deve contribuir comos seus subordinados para que o trabalho se desenvolva da melhor maneira, em vez do contrário.
O empregado deve pensar “O cliente em primeiro lugar”, e não “O chefe em primeiro lugar”. Para que isso aconteça, o líder deve fornecer aos liderados tudo o que precisam, e não o que eles querem.
É exatamente a maneira de tratar os subordinados a diferença de quem lidera e de quem usufrui poder. Maspara isso, o líder deve se empenhar muito, pois as intenções não significam nada se não forem acompanhadas das ações, pois a construção de relacionamentos visando um objetivo comum pode ser muito trabalhosa.

-------------------------------------------------
CAPÍTULO 3
Neste capitulo é apresentado o novo modelo de liderança, reforçando a definição de liderança que é a capacidade de...
tracking img