Apicurismo

447 palavras 2 páginas
Fundado pelo ateniense,pensador e filósofo grego, Epicuro de Santos ,no inicio do século IV a.C o epicurismo consiste num sistema filosófico. Nele os Epicuristas buscam em meio a natureza, mais precisamente nos jardins, aflorar seus pensamentos através da reflexão.
Por esse motivo a escola fundada por Epicuro chamava-se O JARDIM, no qual ele introduziu a filosofia epicurista . Por causa de seus pensamento proemitentes inxertados neste sistema filosófico, ele alcançou um grande número de seguidores. Este sistema filosófico teve uma consistência muito forte, por isso se estendeu durante sete séculos após a morte do seu fundador. Posteriormente, quase ficou no esquecimento devido ao inicio da idade media, em que se perderam a maiorias das escritas deste filosofo.
A essência do epicurismo está ligada na busca do sossego para uma vida feliz e apreciável,buscando através da mente obter o equilíbrio em todos as áreas , sendo elas naturais ou imaginárias, onde os temores perante o destino,como os deuses e a morte se tornaria definitivamente eliminados.
Havia um discípulo que se chamava Diógenes de Oenoanda que se expressou dizendo que a sabedoria do mestre se dividia em quatro partes bem práticas:
1º) Não devia temer os deuses e nem a seus castigos,Diógenes dizia que os deuses viviam em um mundo acima do mundo dos humanos, desse modo eles não podiam interferir no mundo humano, ele dizia que esse pensamento seria um dos quatros remédios para se conquistar a felicidade e que teria grande importância para a sociedade , pois assim os mesmos se autogovernariam e escreveriam seus próprios destinos sem a interferência dos deuses. Lembrando que Diógenes não era ateu como muitos pensavam.
2º) Não precisaria temer a morte, uma vez que , quando se está vivo , a morte não existe e uma vez morrendo já não estaria mais vivo para temê-la, então seria perca de tempo se preocupar com algo que não existia .
3º) O prazer está ao alcance de todos, visto que,” não

Relacionados