Resenha sociologia rural: aspectos conceituais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Texto 1
A sociologia rural tem como primórdio a integração e a igualdade entra as pessoas que vivem e fazem história no meio rural. Essas mesmas pessoas enfrentam uma resistência amudanças no que tange a socialização por meio da educação e também na introdução de novos conceitos que vem quebrar certos aspectos tradicionais dos povos dos campos. Infelizmente, hoje nos cursos deagronomia no Brasil, na América Latina e em partes da América, não se dá a importância devida à sociologia rural. O que acaba refletindo com a empatia por partes dos produtores e ruralistas tradicionais emrelação aos estudantes e aos agrônomos, que não sabem lidar ou lidam de uma maneira ineficiente com eles. Não parece, mas a agronomia exerce um papel sociológico enorme, pois lida diretamente com asquestões de liderança, planejamento, e administração de pessoas de uma determinada comunidade local.
A sociologia rural visa uma interligação humana com os processos introdutórios de cunho rural.Não é de hoje que esta sociologia tenta aprofunda-se nos meios mais remotos das ciências agrárias. É através disso que é possível medir os padrões de vida das pessoas, tal como as necessidadesprioritárias desses grupos. A sociologia rural é mais de caráter reativo que proativo, pois é eficaz no que atinge a fase de planejamento, mas não é de mesma eficiência na execução das tarefas. Resumindo, asociologia somente dá sugestões e assume um papel secundário nos programas de ação.
Nos EUA, a sociologia rural ganhou o mais significativo espaço, o que infelizmente não acontece com a mesmaintensidade nos outros países latinos, como o Brasil. É mais vantajoso investir em outras áreas menos complexas com a sociologia do que na área do campo pra os sociólogos modernos. A contribuição dasociologia é principalmente a conceituação científica sobre a vida rural e os processos vigentes. Diagnosticar as características rurais, a existência de grupos sociais, mudanças agrícolas, métodos mais...
tracking img