O mma marketing ou filantropia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PATROCÍNIOS NO “UBAFIGHT – MMA”:
marketing esportivo ou filantropia?




RESUMO
Este artigo tem o intuito de averiguar os motivos que levaram as empresas de Ubá - MG e região, a patrocinarem o evento UBAFIGHT-MMA; verificar se associam o patrocínio com o marketing esportivo ou a filantropia; identificar possíveis retornos esperados com esse investimento; conhecer as influências que ambostiveram para acreditarem e investirem no evento, bem como os motivos que levaram os praticantes dessa modalidade a se interessarem por esse esporte e a dificuldade que atletas enfrentam para adquirirem patrocínios devido à associação do esporte com a violência. Foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica, em que se realizaram entrevistas pessoais com praticantes, patrocinadorese professor. Os resultados apontam que o patrocínio é oferecido simplesmente para incentivar o crescimento do MMA na forma de filantropia, e que a maioria apoia o evento por ter alguém próximo envolvido com o esporte.

Palavras-chave: MMA; Marketing esportivo; Patrocínios; Esporte.


1 INTRODUÇÃO

Muito se tem falado sobre as diversas modalidades de esportes e sua importância, além dacompetitividade e profissionalização de atletas, cujas dificuldades, principalmente a financeira, merecem destaque.
Um dos maiores obstáculos na vida de um atleta é a falta de patrocínio, quesito de grande importância em seu desenvolvimento e formação. O apoio, na maioria das vezes, vem de empresas do setor privado, que buscam sempre atletas de alto nível, ou até mesmo profissionais, deixando de ladoos que estão iniciando sua carreira e precisam de apoio para competir. Os iniciantes, considerados amadores, necessitam de um auxilio financeiro para disputarem seus campeonatos, e o buscam de diversas formas, inclusive junto ao governo.
Existe hoje um programa do Ministério de Esporte, chamado Bolsa Atleta, que visa investir nos competidores de nível mais elevado que não possuempatrocinadores, para que possam se dedicar aos treinos e participar de competições. O valor do patrocínio oferecido pelo programa varia dependendo do nível e da modalidade do patrocinado, podendo partir de R$ 300,00 para atletas iniciantes ou estudantis, chegando até 2.500,00 para profissionais.
Dentre os inúmeros esportes existentes, o Mixes Martial Arts – também conhecido como MMA, ou Artes Marciais Mistas–, como o próprio nome diz, é a junção de diversas modalidades de artes marciais em uma única (O QUE DEVEMOS..., 2012). Esse esporte teve sua origem na Grécia, durante os jogos olímpicos do ano 648 a.C, mas com o passar do tempo essa prática foi esquecida, sendo individualizada e dividida em modalidades específicas. Mais de dois mil anos depois, a prática do MMA chega ao Brasil, mais precisamente nasdécadas de 20 e 30, fundada e aprimorada por Carlos Gracie.
Com o crescimento do número de adeptos do MMA surgiram as dificuldades, dentre elas a financeira, a qual funciona como uma espécie de barreira na vida do praticante, impedindo seu desenvolvimento. Diante disso, surgiu a necessidade de buscarem patrocínios para continuarem se dedicando a seus trabalhos e, no futuro, seprofissionalizarem no esporte. Além da grande dificuldade individual que cada um encontra, existe também a de contar com patrocinadores na promoção de eventos na área.
De acordo com Contursi (1996, p. 260), “patrocínio consiste no fornecimento de qualquer tipo de recurso, realizado por uma organização ao prestar suporte direto a um evento esportivo”. Ou seja, o patrocinador ajuda na produção de eventos, ou noslançamentos de novos atletas, que em troca iram divulgar o nome ou marca do patrocinador por onde quer que passem.
Considerando os aspectos introdutórios iniciais, o trabalho busca responder ao seguinte questionamento: em que medida ocorrem os patrocínios auferidos pelas empresas que ajudam a promover o “UBAFIGHT – MMA”? Evento que ocorre uma vez por ano na cidade de Ubá, estado de Minas...
tracking img