Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS 4
2.3 Os problemas Socioambientais e as organizações 6
2.4 Ética e responsabilidade social nas organizações 7
3.0 O sistema de tipos ideais 9
3.2 A crise do petroleo 11
4.1 OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA.................................. 16
5.0 Grandes empresas investem em açõessocioambientais 20
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 25
APÊNDICES 26
Internet e livros acadêmicos 26

1 INTRODUÇÃO

NESTE TRABALHO IREI FALAR DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, OS PROBLEMAS ATUAIS ENFRENTADOS PELA SOIEDADE E COMO PODEM INTERFERIR NO FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.
ALÉM DA IMPORTANCIA EXISTENTE ENTRE A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. A ENERGIA FOSSIL COMO COMBUSTIVEL, SUA HISTORIAE AS INDUSTRIAS PETROLIFERAS MAIS RICAS DO MUNDO. A HISTÓRIA DO PETROLEO DE SUA CRISE ATÉ OS DIAS ATUAIS. AS LEIS AMBIENTAIS E AS FORMAS LEGITIMAS DE DOMINAÇÃO.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Responsabilidade Socioambiental
Para definimos Responsabilidade Socioambiental primeiramente temos que saber o conceito de responsabilidade ambiental e social separadamente.
A Responsabilidade Ambientalsurgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem. Isso ocorreu quando terríveis acidentes industriais além de deixar doente e até matar populações também degradou os recursos naturais que serviam de insumos para a própria indústria. Com estudos climáticos foi identificado, por exemplo, a nocividade de gases poluentes e seu efeito sob as condições devida da população. Foi através de um desses estudos que se proibiu a emissão de CFC.
A Responsabilidade Social é entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. Normalmente essa responsabilidade tem a forma de distribuição de renda feita em modo de filantropia. As motivações que levam os sócios das empresas a praticar a filantropia são suas convicções morais oureligiosas
Juntando a Responsabilidade Social com a Responsabilidade Ambiental surgiu a Responsabilidade Socioambiental. Na verdade nunca existiu essa separação. Apenas o homem conseguiu perceber que tanto o ser humano depende de uma sociedade mais justa como de um local adequado para se viver.
Com isso a Responsabilidade Socioambiental não é um simples jargão do novo século. É a percepção de quetanto recursos naturais como humanos precisam de cuidados espceiciais e que nenhum dos dois podem ser dissociados pois são parte de um mesmo ambiente.

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS

2.2.1 PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS
Atualmente estão acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas e até mesmo do governo relacionadas ao problemas socioambientais , porem a realidadeapontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.
Em seguida serão apresentados alguns exemplos de problemas ambientais atuais

LIXO
Um trágico fator ambiental é o lixo que em sua maioria ainda é lançado a céu aberto. No Brasil, cerca de 85% da população brasileira vive nas cidades. Com isso, o lixo se tornou um dos grandes problemasdas metrópoles. Pela legislação vigente, cabe às prefeituras gerenciar a coleta e destinação dos resíduos sólidos. De acordo com o IBGE, 76% do lixo é jogado a céu aberto sendo visível ao longo de estradas e também são carregados para represas de abastecimento durante o período de chuvas. Embora muito esteja se fazendo nesta área em nível mundial, ainda são poucos os materiais aproveitados noBrasil onde é estimada uma perda de cerca de 4 bilhões de dólares por ano. Mas, há indícios de melhora na área no país onde se tem como melhor exemplo as latas de alumínio, cuja produção é 63% reciclada (COZETTI, 2001). O lixo industrial apresenta índices maiores de reciclagem. De acordo com a FIRJAN, no estado do Rio de Janeiro 36-70% das indústrias reciclam seus dejetos (BRANDÃO, 2002).

Cada...
tracking img