Autopsia psicologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo explanar características fundamentais e essências para realizar uma autopsia psicológica. A autópsia psicológica é um procedimento utilizado em casos onde há dúvidas sobre as circunstâncias de uma morte, fazendo-se necessário uma reconstrução do perfil psicológico da vítima e seu estado mental antes do fato juridicamente questionado.
Com issoestabelece-se a abordagem de forma clara e objetiva quais procedimentos a serem considerados para a realização de uma autopsia psicológica entretanto, é importante lembrar que a autópsia psicológica resulta apenas em probabilidades; nunca poderá determinar com exatidão se a morte foi suicídio, homicídio ou acidente.

Definições

Autopsia = Exame de si mesmo; introspecção. Abertura de um cadáver, paraestudos médicos ou conclusões judiciais; necropsia, necroscopia.
Psicologia = 1 - Ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais.
2 - Ciência do comportamento animal e humano em suas relações com o meio físico e social.
Definição de Medicina: autópsia psicológica
Avaliação pós-mortem da psicodinâmica que levam uma pessoa ao suicídio.
Psicodinamica: é o estudo e teorizaçãosistemáticos das forças psicológicas que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações consciente e subconsciente. O conceito original de "psicodinâmica" foi desenvolvido por Sigmund Freud. Freud sugeriu que processos psicológicos são fluxos de psicoenergia num cérebro complexo, estabelecendo uma "psicodinâmica" na base da energia psicológica, que refere-se à libido.Autopsia Psicológica

A origem da autopsia psicológica vem dos Estados Unidos criada no final anos 50, implantado por Norman Farberow e Edwin Shneidman. “Foi recebido como meio para auxiliar médicos legistas a esclarecer a natureza de uma morte tida como indeterminada e que poderia estar associada a uma causa natural, acidental, suicídio ou homicídio. O método também foi utilizado para conhecer asrazões que motivaram mortes auto infligidas e para confortar os familiares dos que assim haviam falecido”. [doc] de cienciaesaudecoletiva.com.br.
No Brasil esta idéia esta em fase de implantação, a idéia principal é um estudo para que se diminua o crime de suicídio e para que isso aconteça precisamos de um estudo aprofundado identificando os fatos causadores. Porém não é um estudo somentedirecionado para o suicídio, ele serve muitas vezes para provar que o agente de um crime estava sobre forte carga psicológica e não era capaz de avaliar seus comportamentos que resultaram em um ato de agressão ou pode ser vice versa provar que o agente era totalmente capaz no momento do ato. Segundo a psicologia, existem vários comportamentos que indicam a possibilidade de ideação suicida. Dentre eles orelato de querer desaparecer, dormir para sempre, ir embora e nunca mais voltar ou mesmo objetivamente o relato do desejo de morrer, mesmo quando falado num tom de brincadeira, devem ser considerados indícios significativos e levados a sério.
A autopsia psicológica é um processo indireto de exploração da personalidade e vida da pessoa falecida: vai se reconstruindo seus sentimentos, seus afetos,seus relacionamentos, suas dificuldades, seus conhecimentos, seu trabalho, além de historias clinicas, processo judiciais. A palavra utilizada, “indireto”, deve ser destacada: a analise é feita a partir do relato de outras pessoas (familiares e pessoas do convívio da vitima).
É que um falecimento não deve ser classificado como suicídio até que tenha sido descartada qualquer outra possibilidadeque o explique.
Autópsia Psicológica, em termos conceptuais, é a exploração retrospectiva e indireta da personalidade e da vida de uma pessoa já falecida. Trata-se de fazer uma avaliação depois da morte, de como era a vítima em vida, uma espécie de reconstrução sociopsicológica postmorten.
Em termos de antecedente histórico do surgimento da autópsia psicológica recordamos o caso do oficial que...
tracking img