O mito fundador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mito Fundador

Marilena de Souza Chauí, nasceu em Pindorama, São Paulo, em 1941. Filha do jornalista Nicolau Alberto Chauí e da professora Laura de Souza Chauí. Teve dois filhos com o jornalista José Augusto de Mattos Berlinck, José Guilherme e Luciana. Realizou seu curso primário no Grupo Escolar de Pindorama,e e sua formação secundária no Colégio Nossa Senhora do Calvário, em Catanduva.Entrou na Universidade de São Paulo, em 1960, no curso de Filosofia, onde também fez a pós-graduação e o mestrado. Seu doutorado teve início na França, em 1967, porém a defesa de sua tese sobre o filósofo Espinosa, foi feita na USP, em1971. Em 1977, defendeu sua tese de livre-docência, tendo como tema “A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade”. Marilena, em 1987, prestou concurso públicoe ingressou como professora titular de filosofia, na USP. Ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e, de 1989 a 1992, durante o governo petista de Luíza Erundina, foi secretária de cultura da cidade de São Paulo. Chauí frequentemente publica artigos e livros, participa de congressos, palestras e cursos, no Brasil e no exterior, abordando assuntos como ideologia, cultura popular, socialismo edemocracia. Entre suas principais obras estão: “Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária”; “O que é ideologia” com vendas acima de cem mil exemplares; “Convite a Filosofia”; “Cidadania cultural”, “Repressão sexual, essa nossa (des)conhecida”; “A questão da democracia”. Recebeu também vários prêmios e títulos, como em 2003, o de “Doctor Honoris Causa”, da Universidade de Paris e em 2004, o de“Doctor Honoris Causa”, da Universidade de Córdoba, na Argentina, e os prêmios: “Jabuti”, em 1994 e em 2000 e o “Prêmio Multicultural Estadão”, também em 2000. Tem domínio de idiomas como o francês, espanhol, inglês, italiano, alemão, latim, hebraico e grego. No momento, é professora titular da Universidade de São Paulo.
Sendo lançado em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil aobra “Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária” foi a primeira da coleção de obras intituladas “História do povo brasileiro”, da editora Fundação Perseu Abramo, que foi fundada pelo partido dos trabalhadores (PT) tendo como objetivo esclarecer e desconstruir o mito que formaram as bases da fundação do Brasil.
Por ser um livro comemorativo, foi lançado em abril de 2000, o ano dacomemoração dos 500 anos do Brasil, o país tinha como presidente Fernando Henrique Cardoso no seu segundo mandato iniciado em 1999, no Brasil esse período foi marcado por protestos de diversas camadas sociais, e de grandes avanços tecnológicos. A Europa completava seu primeiro ano utilizando o euro sua nova moeda. Era o inicio de um novo milênio.
A autora utiliza diversas falas de renomadosteóricos no texto, tais como: Maurice Merleau Ponty (1908-1969) filósofo francês defensor da fenomealogia e do existencialismo, o filósofo judeu Baruch Espinosa (1632-1677) que fala sobre o conceito poder teológico-politico, Joaquim de Fiori (1132-1202) como defensor do milenarismo, Padre Antônio Vieira (1608-1697) que interpreta a função do Brasil no plano divino segundo as profecias bíblicas , osbrasileiro Caio Prado Jr (1907-1990) e José Murilo de Carvalho (1939) que discorre sobre afiguras religiosas presentes nos símbolos brasileiros.
Milenarismo, mito, ideologia, teologia, populismo, tempo, sagração, direito natural objetivo e subjetivo e o mercantilismo são alguns conceitos trabalhados pela autora nesta obra.
O penúltimo capítulo deste livro tem como tema o Mito Fundador, é nestecapítulo que a autora busca discutir de maneira coerente a formação do Mito chamado Brasil. A construção cultural desse mito foi instituída pelos nossos colonizadores europeus que perceberam que estavam diante de uma terra desconhecida pelo velho mundo. Pelas palavras de Pero Vaz de Caminha o Brasil seria uma “terra abençoada por Deus” baseando-se em suas crenças, interligaria o Brasil ao um...
tracking img