Und. i - recursos ou fatores de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1- A Escassez de Recursos
O conflito entre recursos limitados e necessidades ilimitáveis é a base da conduta econômica do homem e do próprio desenvolvimento da economia como ramo do conhecimento.
Em Elements of modern economics, A.L. Meyers recorre a interessante hipótese, radicalmente oposta à lei universal da escassez, para evidenciar a diferença entre a magia de transformar todos os benseconômicos em bens livres e a realidade de buscar a satisfação das necessidades e aspirações sociais pelo emprego oneroso de recursos limitados. A hipótese mágica consistiria em dotar cada agente econômico de uma Lâmpada de Aladim. Bastaria friccioná-la, para que aspirações e necessidades fossem satisfeitas. A limitação dos recursos estaria superada.
A Lâmpada Mágica proveria todos os agenteseconômicos de produtos, em diversidade e em quantidades suficientes para saciar plenamente necessidades e aspirações. Todos teriam o que desejassem. O Processo produtivo, tal como o conhecemos, complexo e oneroso, não seria mais necessário: o poder mágico de um único instrumento, um “bem de produção por excelência”, supriria cada qual de todas suas requisições. Divisão do trabalho, especialização,trocas, moeda – tudo isso perderia sentido. Também não fariam mais qualquer sentido as lutas de classe, os conflitos entre agentes econômicos e grupos sociais, a concorrência, a busca por capacitações competitivas e os esforços do empreendedorismo inovativo. Ciência e Tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, materiais, processos e produtos inovadores – tudo isto estaria disponível no interior daLâmpada Mágica. Bastaria despertar o mago.
Mas a realidade é bem outra. O poder mágico da Lâmpada de Aladim contrasta com a condenação do Velho Testamento – “comerás o pão com o suor de teu rosto”. Ao sonho da magia das mil e uma noites intermináveis, contrapõe-se a realidade bíblica dos seis dias de trabalho e um de descanso. Descanso para a recuperação de forças, para mais trabalho e mais suor, se aaspiração for por padrões crescentes de bem-estar material. A condenação bíblica é a que acompanha o homem – desde as primeiras manifestações de vida em sociedade. Nenhum sistema econômico, nenhuma forma mágica de organizar a vida econômica foi capaz de satisfazer plenamente a todas as aspirações individuais e sociais. Mesmo os grandes impérios que um dia chegaram perto da opulência ruíram antesque conseguissem estendê-la a todos em seus domínios. E talvez mesmo nas sociedades do futuro as questões básicas da economia continuarão, de alguma forma, a existir.
1.2 – As Ilimitáveis Necessidades e Aspirações
Em contraposição à limitação de recursos, as necessidades e as aspirações sociais, por bens e serviços públicos e privados, parecem ser ilimitáveis. Não só pela crescente diversificaçãodos produtos que as modernas economias são capazes de levar aos mercados, como também pelos cada vez mais sofisticados padrões com que se apresentam e pelos níveis de desempenho progressivamente melhores. Em todas as sociedades modernas, as unidades familiares demandam mais e melhores produtos. As empresas exigem equipamentos de mais alta sofisticação, mais ágeis e mais produtivos. E os governosse vêem às voltas com pressões ampliadas, exercidas pelos outros dois agentes econômicos, por mais infra-estrutura econômica e social – e de melhores e mais competitivos padrões. E também por mais e melhores bens e serviços públicos.
Nos mercados de bens de consumo, as unidades familiares demandam, a cada nova geração, produtos de maior sofisticação, aos quais se encontram incorporados maistrabalho, mais investimento em capital, mais pesquisa e desenvolvimento e até mesmo mais empresariedade. E os novos produtos, que satisfazem a novas e crescentes necessidades, quando chegam pela primeira vez aos mercados de consumo, são impraticáveis para a maior parte das unidades familiares – mas sua produção em larga escala logo os torna acessíveis a todos (ou a quase todos). Bens e serviços que...
tracking img