O marketing e as redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MARKETING E AS REDES SOCIAIS

Seminário de Marketing

[pic]










Cláudia Ribeiro

20083666

Índice

Introdução - 3

Definição de Marketing - 3

Definição de Redes Sociais - 4

Quais as principais redes sociais? - 5

Redes Sociais em números - 7

Portugal está no caminho certo? - 8

Como se comunica nas Redes Sociais - 9Como aplicar o Marketing às Redes Sociais – 10

Os receios em apostar nas redes sociais - 11

e-Commerce - 12

Marketing Viral - 12

Vantagens e desvantagens - 13

Objectivos da aplicação do Marketing nas Redes Sociais - 14

O poder das Redes Sociais no Marketing - 14

Casos de sucesso - 16

Casos de insucesso, Crise nas Redes Sociais ou Quando asRedes Sociais se tornam inimigas - 17

Estudos - 19

Conclusão -20

Bibliografia - 21















Introdução

A realização deste trabalho surge no âmbito da expansão cada vez mais evidente das empresas nas redes sociais. Hoje em dia é uma realidade comprovada que as principais empresas, estão presentes nas redes sociais.

A realização deste trabalhosurge no âmbito da expansão cada vez mais evidente das empresas nas redes sociais. Hoje em dia é uma realidade comprovada que as principais empresas mundiais e nacionais estão presentes nas redes sociais.

Quando as redes sociais entraram na nossa vida, eram exclusivamente para lazer, ou seja, era um ‘espaço’ para passar o tempo, encontrar, conhecer ou falar com pessoas, e erammaioritariamente utilizadas por jovens. Hoje em dia este ‘espaço’ alargou-se e conseguimos encontrar pessoas de três gerações nas redes sociais. Contudo, as empresas começaram a perceber que os consumidores massivos estão nas redes sociais, e o passo seguinte foi criar ali o seu lugar cativo onde podem (e fazem por) ser vistos e tentam encontrar as melhores soluções para criar buzz e conseguirempermanecer activamente na mente dos consumidores, nunca esquecendo que as redes sociais podem ser um óptimo veículo para atrair novos clientes.

Do meu ponto de vista, as redes sociais são uma forma de publicidade na medida em que cada um (empresa ou particular) tenta mostrar o melhor de si para que seja mais bem aceite entre os seus pares. Aqui chegamos ao ponto em que se mede a popularidadeatravés da quantidade de amigos que se tem. Há uma dinâmica específica entre os ‘amigos’ das redes sociais em que é criada uma simpatia inicial pelo simples facto de terem algo em comum. Onde isto é claro é nos grupos a favor ou contra alguma coisa, mesmo que seja absurda, alias quanto mais absurda mais original.

É possível então definir que para as empresas, uma das ferramentas maisimportantes das redes sociais é os grupos de apoio a alguma coisa, como será explicado ao longo do trabalho.







Definição de Marketing

Marketing pode ser definido como «o conjunto dos meios de que dispõe uma empresa para vender os seus produtos aos seus clientes, com rentabilidade» (MercatorXXI:2004). Segundo Kotler, marketing «é o processo social ppr meio do qual pessoas e grupos depessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros» (Kotler:2000). Podemos ler inúmeras definições diferentes em que é dito o mesmo, apenas mudam os vocábulos. Em suma, o marketing tem como objectivo trazer benefício (financeiro ou não) à empresa aplicando a estratégia mais eficaz conforme os seus produtos ouserviços.






Definição de Redes Sociais

Podemos definir rede social como uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por uma ou vários tipos de relações, que partilham valores e objectivos comuns. Uma das principais características é a ausência de hierarquia entre os participantes.

As redes sociais podem operar em vários níveis, como redes de...
tracking img