Marketing nas redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UnB – Universidade de Brasília
FACE – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)
Professor: Geraldo Sardinha


ANÁLISE ACERCA DO MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Brasília - 2012

Marketing nas redes sociais é um tema abrangente e atual, no só pelo conceito empregado do marketing no formato atual – mais utilizado pelo mercado – esim, pelo novo paradigma de ser uma rede social – online. Tudo isso engloba aspectos novos a serem estudados e uma nova possibilidade de abrir visão para nossas ferramentas de trabalho e ação pelo mercado, o qual busca maior lucro, mais competitividade nesse mundo cada dia mais globalizado e unido.
Diante dessa oportunidade, o intuito dessa pesquisa é apresentar o Marketing nas redes sociais comouma ferramenta de gestão estratégica de pessoas, caracterizando-o e contextualizando-o em termos de seus paradigmas.
Partindo do princípio de que a empresa é capaz de atuar com excelência junto a seus clientes se estiver bem posicionada visualmente posicionada em relação ao público e sendo esse público extremamente digital, portanto, desse modo, há, imperativamente, uma necessidade de se estaronde os clientes estão e passam boa parte do seu tempo.
Além de estratégia de marketing, é uma estratégia de gestão de pessoas por visar atrair, engajar e reter colaboradores, o marketing tem um alto grau de complexidade pois efetua com várias ferramentas em conjunto a atração do cliente para o produto.
Recentemente, o advento das ferramentas de redes sociais sugere novo potencial à temática, namedida em que estas ferramentas viabilizam novas estruturas de comunicação e relacionamentos. O novo paradigma é conseguir usar o marketing para se relacionar com essas pessoas por meio das redes sociais. O marketing não é só atrair, é também ser uma potencial ferramenta de gestão estratégica de pessoas e informações, pois visa atrair, engajar e reter informações por meio das redes sociais. Aoachar o perfil desejado, as formas de se comunicar com as pessoas e as tentativas de alcançá-lo e criam-se, assim estratégias desenvolvidas para trabalhar as informações retidas e resultar em maior lucro para a empresa.
O “boca-boca” fora da rede ainda se estabelece com forma importante de se fazer marketing, as pessoas ainda o acham muito importante e confiável, ainda mais em negócios pequenos elocais, os círculos de convívios próximos ainda são grandes indicadores de marketing contínuo e forte. "Cerca de dois a cada cinco pesquisados disseram que propaganda “boca-a-boca” era a principal forma de conseguir negócio, e outros 42% citaram como principal “boca-a-boca” com outras promoções de marketing. ”
A rede social Facebook foi a mais indicada como bom site o qual gera resultado para seobter bom marketing, entre as empresas de pequeno porte. A rede é, também, mais eficiente em aumentar e expandir os negócios, em segundo lugar está o site de relacionamentos de trabalho, o LinkedIn.

Ainda há uma iniciação bem tímida do Marketing nas redes sociais, no Brasil, no entanto, esse entendimento está m visível crescimento:

As empresas de pequeno e médio porte não acham as redessociais tão importantes como as grandes, há pequena visualização de potencial e até, também, escassez de recursos para investir nas redes e criar ferramentas de marketing adequadas ao porte delas. A maioria das empresas de pequeno e médio porte ainda não enxergam as redes sociais como necessidade. No entanto, a adoção do marketing está crescendo e se tornando mais comum, pois as redes sociais sãoum canal de marketing de fácil uso, de bom custo-benefício e que pode aumentar a aquisição de clientes, bem como realizar outros objetivos de marketing.
Mais da metade das pequenas empresas segundo a pesquisada realizada em junho pela Hiscox, nos EUA, a Hiscox é uma prestadora de seguro para empresas de pequeno porte. O resultado demonstrou que as empresas usam as redes sociais com propósito...
tracking img