Marketing nas redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING NAS REDES SOCIAIS



CARLOS HENRIQUE CANGUSSU
DANIEL BARBOSA MAIA
ELISANDRA INÊS PEIROT SCHNEIDER
MARCELO DA SILVA SIVESTRE
TIAGO LIMA SOUZA
ACADÊMICOS DO 1 ANO DE ADMINISTRAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS/AEMS


Entre todos os segmentos de mídias existentes no país, a internet vem ganhando cada vez mais destaque. A mídia digital é uma ferramenta de promoção edivulgação de produtos e serviços que permite as empresas descobrirem o que o seu publico alvo deseja. A comunicação feita através das mídias sociais possibilita uma aproximação maior entre empresas e usuários, facilitando o compartilhamento de experiências e opiniões, fato este que justifica a importância do tema e sua abordagem. O objetivo deste artigo é identificar como as empresas e organizaçõesutilizam esta ferramenta, serão abordados o surgimento do marketing nas redes sociais, suas vantagens, seus objetivos, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para atuar no segmento, o crescimento do marketing na mídia social e sua importância para o meio publicitário. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se pesquisa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva, bem comointernet. Observa-se que a interação gerada pelas mídias sociais promove o compartilhamento da informação do conhecimento, fomentando o setor publicitário e empresarial.

Palavras-Chave: Marketing nas redes sociais; Mídias; Comunicação; Compartilhamento.



INTRODUÇÃO

A informação e o conhecimento são essenciais para o marketing nas redes sociais, onde quem dita as tendências são osusuários. O mercado digital é um mercado volátil que sofre mudanças constantemente. É considerado essencial do ponto de vista profissional e, quando transformado pelas ações dos indivíduos gera benefícios sociais e econômicos que estimulam o desenvolvimento e ainda,são recursos fundamentais para formação e manutenção do marketing nas redes sociais.
A inserção em rede é peculiar ao ser humano, ele seagrupa com seus semelhantes e vai estabelecendo relações de trabalho, de amizade, enfim relações de interesses que se desenvolvem e se modificam conforme a sua trajetória. Assim, o indivíduo vai delineando e expandindo sua rede
conforme sua inserção na realidade social. As redes sociais constituem uma das estratégias maiores para o marketing. O compartilhamento de informações e de conhecimento,éfundamental para manter as relações entre empresas e usuários.
Acreditamos que a informação e o conhecimento são passaportes essenciais para a inovação do marketing digital; assim, o objetivo desse artigo é apresentar uma abordagem do marketing nas redes sociais e suas formas de atingir seus objetivos, identificar como as empresas e organizações utilizam esta ferramenta, a dificuldade emencontrar profissionais qualificados para atuar no segmento, o crescimento do marketing na mídia social e sua importância para o meio publicitário.

REDES SOCIAIS

As Redes Sociais foram sem sombra de dúvidas a revolução da primeira década do século XXI.
Elas se tornaram um ambiente propício para a divulgação de serviços e produtos,pois unem pessoas e organizações que estão conectadas por um ouvários tipos de relação e que partilham valores e objetivos comuns,por isso elas são tão vantajosas para as empresas.
  Logo no início,quando começaram a surgir,as redes sociais eram tachadas de inúteis,e no início pode até ser que a crítica fizesse algum sentido,mas,aos poucos,as redes foram mudando,assim como os usuários,que hoje se utilizam desse meio para divulgação de currículos e até sitespessoais por profissionais liberais.
As redes sociais, segundo Marteleto (2001, p.72), representam

“[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.

A autora ressalta, ainda, que só nas últimas décadas o trabalho pessoal em redes de conexões passou a ser percebido como um instrumento organizacional, apesar de o...
tracking img