O marketing no futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Tema

O Marketing Esportivo no Futebol

2.1 – Definição do Problema

Como o marketing pode se tornar uma ferramenta útil no futebol, seja para os clubes, federações e para os investidores?

2.2 – Delimitação do Problema

O desenvolvimento será feito através de experiências em clubes, federações, atletas e patrocinadores que compõem o mercado do futebol brasileiro. Problemas queimpedem o futebol brasileiro de se desenvolver profissionalmente fora de campo serão analisados e como o marketing esportivo pode auxiliar os clubes, federações e atletas a alavancar receitas e obter bons resultados.

3.1 – Objetivo Geral

Analisar as diversas maneiras pelas quais o marketing esportivo pode angariar receitas para os clubes de futebol.

3.2 – Objetivos Específicos

3.2.1 –Considerar que, no caso específico do futebol, trata-se de um mercado completamente particular, com várias peculiaridades;

3.2.2 – Analisar o quão importante é uma gestão de Marketing Esportivo no mundo do futebol;

3.2.3 – Ter um retorno garantido como empresa;

3.2.4 – Conseguir uma exibição maior das marcas nas transmissões e na cobertura realizadas pela mídia.


4 – ReferencialTeórico

4.1 – O Futebol é mais que um esporte

No Brasil, o futebol é muito mais do que um simples esporte, é algo cultural, que está explícito em nosso cotidiano que nos é apresentado desde que nos entendemos por gente.

É um mercado que vem crescendo ano após ano , mas com a falta de visão e ousadia dos patrocinadores, e as más administrações de federações , clubes, a incompetência e oamadorismo dos dirigentes, seu potencial ainda não foi explorado plenamente. Esse amadorismo tem sérias consequências, pois a profissionalização do departamento de futebol esbarra nesses diversos problemas. O que é lamentável, pois os clubes podem ser considerados empresas com mais de 100 anos de sobrevivência em sua maioria, onde se encontram clientes (torcedores) com nível de fidelização superior aqualquer outro mercado, vantagem essa que os clubes e seus dirigentes não conseguem aproveitar.

4.2 – A Importância da Gestão do Marketing Esportivo

O departamento de futebol profissionalizado faz com que os patrocinadores possam usufruir cada vez mais da ferramenta chamada marketing esportivo. Olhando para o lado dos patrocinadores, estes devem definir a melhor maneira de usar o marketingesportivo, pois ninguém no mundo gosta de gastar dinheiro sem um propósito bem definido. O patrocínio é um acordo profissional entre o patrocinador e o patrocinado para que ambos alcancem os objetivos claramente predefinidos. A definição, o acompanhamento, controle e mensuração dos resultados devem estar relacionados aos objetivos previamente traçados. “O patrocínio esportivo pode ser definido como asdespesas de marketing ou incorporação de responsabilidades que suportam atividades esportivas e/ou atletas, com o propósito de usar o evento, time, atleta,... como um veículo que possibilite o alcance de um ou mais objetivos de marketing”. Segundo Luís Fernando Pozzi (1998 p. 121).

4.3 – Investimento feito, retorno garantido

É muito comum associarem empresas a certos eventos, uma pesquisafeita por um site, aponta as marcas mais lembradas quando se menciona a Copa do Mundo da FIFA:

“Quais marcas mais se identificam com a Copa do Mundo?

Adidas 24,45% (437 votos)

Coca-cola 25,41% (454 votos)

Toshiba 3,64% (65 votos)

McDonalds 6,44% (115 votos)

Gillete 6,32% (113 votos)

Phillips 4,70% (84 votos)

Fuji 5,04% (90 votos)

JVC 3,19% (57 votos)

MasterCard 10,63%(190 votos)

Budweiser 2,69% (48 votos)

Yahoo! 3,53% (63 votos)

Hyundai 2,01% (36 votos)

Xerox 1,96% (35 votos)

Total: 1787 votos”

Ao analisar os resultados detectamos que os mais votados são os patrocinadores mais tradicionais, como a Coca-cola (25,4%), a Adidas(24,5%) e o Mastercard (10,6%). Além desta marcas terem uma tradição patrocinando eventos esportivos, o investimento...
tracking img