Marketing no futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING NO FUTEBOL


O futebol é o esporte que mais move multidões em nosso país, e, quiçá, no mundo.

Tal movimento evoluiu sobremaneira nos últimos anos, e muito disso se deve ao marketing que o futebol utiliza.

E não é para menos: o público-alvo é uma gama infindável de pessoas, de todas as classes sociais; a idéia já está pronta, desde que o futebol foi inventado; e o capital, quepara muitos, não é necessário para a abertura de empresas e desenvolvimento de negócios, se bem aplicado neste esporte, só tende a gerar mais capital.

Tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.

De uns anos para cá, o torcedor estásendo encarado como consumidor, a ponto de, inclusive, ter sido criado o Estatuto do Torcedor, a fim de trazer benefícios a ele, que, em última análise, é o consumidor final do produto futebol.

Levando-se em conta que o futebol é um negócio, e que negócios precisam de, dentre outras coisas, uma boa estratégia de marketing para crescer e sobreviver, o marketing esportivo no futebol ganhou umaprojeção que, ano a ano, vem aumentando no país.

Em razão disso, muito profissionais de marketing têm se especializado em marketing esportivo, e não podia ser diferente, diante das peculiaridades que o mesmo possui.

No marketing futebolístico, são muitas entidades e pessoas envolvidas, tais como, clubes de futebol, federações, agências de eventos ligados ao futebol, e, é claro, os atletas.O alcance do marketing futebolístico é tão grande, que pode ser visto desde alguma campanha de clubes para angariar sócios contribuintes, passando pelas promoções de outros produtos, com a presença de craques na divulgação, até as placas de publicidade nos estádios de futebol.
Também não se pode esquecer a divulgação de empresas e marcas nas camisetas dos jogadores, o chamado patrocínio, quetambém é uma forma de marketing.

Neste contexto, é necessário que as empresas desenvolvam trabalhos para modernizarem suas marcas, haja vista que os torcedores são fiéis aos seus times de coração. A Coca-Cola, a IBM e a American Express são exemplos de empresas que sempre modernizam suas marcas.

Não há como negar que o clube também é uma marca, que se alia a outra, que pretende divulgar seunome, nas camisetas dos times de futebol, e nas propagandas, utilizando, para isso, o marketing. O clube deve estar atento que a marca, e tudo o que ela envolve, é seu maior patrimônio.

Os eventos ligados ao futebol também ganham uma força muito grande na divulgação das empresas, tanto dos clubes quanto dos patrocinadores. Exemplo disso são os eventos de lançamento de camisetas com novo design,que chamam a atenção do torcedor, que é o consumidor em potencial, tanto do clube quanto do patrocinador.

Também deve-se fazer grande investimento na comunicação, pois, apesar do futebol ser uma paixão nacional, sem uma comunicação direta, clara e simples, há o risco do esporte mais difundido no país ter reduzida a sua capacidade de expansão.

Por fim, existe um grande mercado que pode serexplorado por profissionais do marketing futebolístico, o qual, repito, requer especial atenção dos profissionais que querem nele trabalhar.

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/marketing-e-propaganda/marketing-no-futebol-1553/artigo/





Quinta-feira, 11 de março de 2010.
Os 12 mais valiosos clubes brasileiros não batem o Manchester United



O Flamengo tem 33 milhõesde torcedores, sua marca vale em torne de 570 milhões de reais. Não é de espantar? Que nada, o Manchester da Inglaterra, que tem aproximadamente 4 milhões de torcedores, vale 1 bilhão e 800 milhões de dólares, ou seja: os doze clubes brasileiros mais valiosos juntos, não batem o time inglês.

Esses dados são de 2009 e foi realizado pela consultora financeira Crowe Horwath RCS. Na avaliação da...
tracking img