Marketing esportivo futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 90 (22272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Segundo Germano (2010), na atualidade o futebol é uma das modalidades esportivas mais “badaladas” do mundo, praticado e tendo ligas e confederações espalhado por diversos países. São inúmeros torcedores no mundo que torcem por seus clubes ou pelas seleções nacionais. O evento esportivo que causa mais expectativa e gera muito lucro no planeta é a Copa do Mundo, sendo realizadade quatro em quatro anos e acompanhada por mais da metade das pessoas que habitam o mundo. Sendo o esporte de gosto mundial que faz movimentar quantias de dólares imensuráveis anualmente, em contratos com emissoras de televisão e de patrocinadores.

A motivação para desenvolver esta monografia partiu da nossa admiração pelos espetáculos que o futebol promove como citado anteriormente,assim surgiu o interesse de pesquisar o que acontece no departamento de marketing dos grandes clubes de São Paulo. Saber se a essência do marketing estudado durante o período do curso de Administração com ênfase em marketing é a mesma aplicada nos clubes de futebol.

A função central do marketing é atender as necessidades e desejos dos seus consumidores de uma forma lucrativa por meio dos 4P’s(produto, praça, preço, promoção) e o seu conceito se apoia no sistema de troca mutua entre a empresa e o seu consumidor.

O futebol tem a sua origem registrada dês da época dos povos primitivos, houve um desmembramento, na qual surgiu o Rugby e o próprio futebol badalado da atualidade. O futebol foi trazido ao Brasil através dos ingleses, no começo era um esporte praticado somente pelaelite e por brancos, após a quebra dessa barreira, o futebol hoje é considerado uma paixão nacional e livre para ser praticado por qualquer pessoa que tenha talento para esta modalidade.

O futebol moderno é visto como uma empresa de entretenimento, na qual tem como objetivo de gerar receita para cobrir seus gastos, para proporcionar a suas torcidas grandes espetáculos e se manteremcompetitivos dentro dos campeonatos.

É percebível que o marketing esportivo e suas ações são fundamentais para que o futebol se mantenha sempre em evolução, pois é ele que promove a marca dos clubes de futebol e despertando as grandes paixões da torcida pelo seu time de coração.

No marketing esportivo, também é aplicado o conceito de sistema de troca entre o clube e o torcedor. Osclubes de futebol ofertam aos seus torcedores, bons jogadores, títulos, grandes jogos, transmissão exclusiva de jogos, planos vantajosos para os torcedores associados ao clube, e o torcedor da em troca um valor monetário ao clube pela aquisição dos produtos ofertados.

Neste sentido, o trabalho pretende abordar como o marketing esportivo pode contribuir com as suas principais ferramentas dentrodos clubes de futebol.

PERGUNTA PROBLEMA:

A pesquisa pretende abordar a problemática: Como as ferramentas de marketing esportivo podem contribuir para a receita nos grandes clubes de futebol de São Paulo?

OBJETIVO

OBJETIVO GERAL

O trabalho vai descobrir quais os benefícios do uso das ferramentas do marketing esportivo dentro dos grandes clubes de futebol de São Paulo,mostrando quais as ferramentas utilizadas e quais geram mais receita.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Para alcançar este objetivo o trabalho levantará os conceitos, histórias e as ferramentas do marketing e do marketing esportivo, e conhecer qual é a história do futebol e como ele foi profissionalizado no Brasil para melhor extrair mecanismos para alcançar melhores receitas com o uso devido domarketing.

Apresentar também as dificuldades encontradas em virtude de nossa cultura em relação aos países mais evoluídos neste sentido.

Por fim demonstrar por meio de estudo de caso múltiplo como alguns clubes trabalham com o marketing esportivo.

JUSTIFICATIVA

O presente estudo se justifica, por que se pretende investigar como as ferramentas de marketing esportivo...
tracking img