O Marketing Internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



O marketing internacional difere do marketing doméstico não apenas pelo tamanho do mercado, pois no primeiro ele tende a ser maior, mas pelo maior grau de incerteza que a empresa enfrenta ao decidir entrar no mercado externo. Mas antes de entrar no mercado internacional, a empresa passa por um processo em que decisões importantes são tomadas, como, por exemplo, em quais países entrar equal volume inicial de vendas destinar ao mercado escolhido. Tais decisões envolvem a análise de diversos fatores, tais como fatores políticos, econômicos e culturais.


SUMÁRIO

Resumo .................................................................................. ...pág. 01
Sumário.......................................................................................pág. 02Introdução....................................................................................pág. 03
2.Definição de Marketing.............................................................pág. 03
3. Marketing Internacional............................................................pág. 03
3.1.Avaliando o Ambiente Global..................................................pág.04
3.2.Decidindo operar Internacionalmente ounão.........................pág.07
3.3.Decidindo em que mercado entrar..........................................pág.07
3.4.Decidindo como entrar no mercado........................................pág. 09
3.5.Decidindo sobre o Programa de Marketing Global..................pág.10
3.6.Decidindo sobre a Estruturação de Marketing Global.............pág.12
4. Estudo deCaso.........................................................................pág.12
5.Conclusão...................................................................................pág.17
6. Referencias Bibliograficas.........................................................pág.18


1. INTRODUÇÃO
Uma empresa ao avaliar as oportunidades do mercado externo, muitas vezes vê a oportunidade de ampliar seu mercado, seja para obter vantagemcompetitiva, seja para não depender apenas do mercado doméstico. No entanto, para a empresa, escolher um segmento do mercado externo, o volume de produtos a serem ofertados internacionalmente, além de entender como se dará o transporte da produção e o relacionamento com o consumidor além das fronteiras internacionais, requer da empresa um estudo detalhado de suas próprias limitações e da reação domercado à entrada de um novo concorrente. Essas decisões são o que compõe a estratégia de marketing internacional.
2. DEFINIÇÃO DE MARKETING
Kotabe (2000) define marketing como uma atividade essencialmente coorporativa criativa, que engloba o planejamento e a execução da concepção, determinação do preço, promoção, distribuição de idéias, produtos e serviços, que além de atender as necessidadesdos clientes, antecipa e cria necessidade futuras para atingir determinado lucro.
Para o autor o marketing vai além das vendas, envolve a orientação da empresa para atender as necessidades dos clientes em um ambiente competitivo.
3. MARKETING INTERNACIONAL
A diferença mais significativa entre Marketing Internacional e Marketing Doméstico está exatamente na maior complexidade e imprevisibilidade doambiente internacional e o fato de prevalecer fatores incontroláveis como forças políticas, econômicas, legais e principalmente forças culturais dentre outras.
O marketing internacional, no entanto, possui uma orientação policêntrica, enfatizando sempre que necessário a adaptação do produto e da promoção aos mercados estrangeiros. Essa orientação se refere à predisposição de uma empresa reconhecerque existem diferenças culturais significativas nos mercados.
Para fortalecer a posição competitiva da empresa, o profissional de marketing internacional inicia adaptando produtos e promoção para atender as necessidades dos clientes locais de duas formas: a empresa pode alocar uma parte de sua capacidade produtiva para seu negócio de exportação, pode começar a fabricar localmente. (KOTABE...
tracking img