O manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* O manifesto do partido comunista

A proposta do texto refere-se à unificação do pensamento e da voz do proletariado, a fim de se reposicionarem no contexto mundial, esse objetivo é traçado logono primeiro prefácio onde é informado que a presente obra teve, em alemão, pelo menos doze edições  diferentes (Alemanha, Inglaterra e América do Norte), três traduções para o inglês e tantas outrasem francês, russo, polaco e dinamarquês, ou seja, a linguagem, instrumento primeiro da comunicação e identificação entre os seres, foi utilizada de modo a disseminar a proposta dos autores.
Ovocabulário utilizado, bem como, o seu emprego, é de fácil interpretação, formam uma estrutura lógica e argumentativa, são utilizadas afirmações, interrogações e respostas, em um movimento cíclico, levando oleitor à participação efetiva no conteúdo apresentado, como se ele próprio afirmasse, perguntasse e respondesse, para tanto o uso da retórica é explícito, os argumentos estão ambientados em metáforas,ironia, fúria, autocondenação, submissão, revolta, coragem e apoteose. Os autores trazem palavras que dizem respeito à condição de ser humano, às lendas que norteiam os sentimentos da vida humana,seus medos, assombrações, paixões e desejos de ser livre, tais palavras e seus respectivos sentimentos, proporcionam uma sensação de que a obra não está apenas escrita, está viva, assim como um marbravo, nos assusta e nos seduz, que entre o avanço de uma onda voraz há o seu recolhimento, onde podemos adentrá-lo e fazer parte dele.
Os capítulos estão divididos em Burgueses e Proletários; Proletáriose Comunistas;Literatura Socialista e Comunista; e Posição dos Comunistas Diante dos Diversos Partidos de Oposição, respectivamente, formando uma coerência didática. Os parágrafos, em sua maioria, sãobreves, conclusivos e retóricos, proporcionando conforto na leitura e clareza dos argumentos apresentados: “A propriedade, fruto do trabalho, do esforço, do mérito pessoal! Será que se está...
tracking img