Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifesto do Partido Comunista

O Manifesto Comunista é um conjunto de idéias, de verdades em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, elementos questionadores sobre um sistema que modificou toda a história e ainda coordena nossa sociedade.
Retrata o início do reconhecimento do comunismo na Europa, enfatizando a preocupação e perseguição da classe dominante a este “novo”conhecido. O comunismo passa a ser visto como um fantasma que assombra a ordem destes povos e a partir de então tudo aquilo que se pretendia inferiorizar era tratado como comunista. O medo que o comunismo causa nas classes dominantes, que representa a burguesia emergente, igreja e governantes. Este medo acaba por unir todos os poderosos em uma aliança, satanizando o adversário que causa a desordem,instigando desobediência naqueles que são explorados. A sociedade se divide cada vez mais em duas classes oposta: Burguesia e Proletariados. O lado positivo é o reconhecimento do comunismo como uma nova força política resultante, trazendo a necessidade de explicar ao mundo seus objetivos e frear a desfiguração daqueles que a criticam. A história e a diferença entre classes eram gritante, umaconstante luta.
Portanto, as enormes transformações que a burguesia industrial provocou no mundo, representando na história um papel essencialmente revolucionário, provocando uma mudança antes jamais presenciada, provando que é possível mudar o mundo, embora tenha tornado a sociedade um espaço de trocas em que o grande objetivo é o lucro. A burguesia tornou tudo que forma a sociedade em mercadoria,tudo pode ser vendido, comprado e enfim produzir o tão desejado lucro. Inclusive os ideais podem ser comprados se a eles atribuírem um valor, por isso, dessa ambição nem o que se choca com o capitalismo é absolvido.
Marx e Engels relatam o fenômeno da mundialização que a burguesia implementava difundindo o comércio, a navegação e os meios de comunicação. A burguesia aglomerou as populações,centralizando os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. A conseqüência dessas transformações foi a centralização política. Com isso, através da historicidade eles descrevem vertentes comunistas e por fim eles convocam todos para a luta.
O Manifesto Comunista mostra a formação da sociedade burguesa moderna, a partir de uma série de revoluções nos modos de produção e de troca. Bemcomo, o fim do vínculo entre um homem e outro, a não ser pelo pagamento em dinheiro, sem qualquer tipo de sentimento. A expansão do comércio, da navegação e da comunicação por terra, expandindo a indústria e assim desenvolvendo a burguesia, deixando para trás todas as classes provenientes da Idade Média. De maneira geral, a obra questiona o modo como a burguesia apropria das relações mercantis,utilizando-se, para isso, da exploração do trabalhador.
O poder do capital que submete o trabalho é anunciado e nos faz pensar no mundo globalizado em que vivemos. A revolução tecnológica e cientifica a que assistimos concentrada nas mãos de grandes grupos capitalistas, não passa da continuação daquela descrita no Manifesto.
Podemos perceber o antagonismo quando nos defrontamos com o trecho: “Bastamencionar as crises comerciais que, repetindo-se periodicamente, ameaçam cada vez mais a existência da sociedade burguesa. Cada crise destrói regularmente não só uma grande massa de produtos já fabricados, mas também uma grande parte das próprias forças produtivas já desenvolvidas”.
Em outro instante: “com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado, aclasse dos operários modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital”.
Chega a ser cruel com os desempregados, os mendigos, os marginalizados, mas por suas condições de vida estão predispostos e são obrigados a se venderem diariamente por um mísero salário ou até menos que isso. Dá a entender que somente os operários das...
tracking img