Manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifesto do Partido Comunista

Após sua publicação em 1848 O Manifesto do Partido Comunista a comunidade sofreu uma transformação radical e seu método de analise.
Os autores fazem uma duracrítica ao modo de produção capitalista e na forma que a sociedade estava extruturada. Busca organizar o proletário como classe social capaz de reverter sua situação precária e descreve os vários tipos depensamento comunista, assim como define o objetivo e os princípios do socialismo científico.
O Manifesto Comunista é o divisor de águas que fez a humanidade caminhar em busca da solução de problemascomo a miséria e a exploração do trabalho. E afirmando a novidade que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.
Portanto, o Manifesto Comunista é um conjuntoafirmativo de idéias, de verdades em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos. Nesse sentido, o Manifesto se tornou mais um monumento do que umdocumento, determinante. O Manifesto tem uma estrutura simples, breve introdução. Introdução que fala com certo orgulho, do medo que o comunismo causa nos conservadores. O comunismo assusta os poderosos eune potências da época.
O texto mostra o lado positivo disso, o reconhecimento da força do comunismo. A parte, denominada Burgueses e Proletários, faz um resumo da história da humanidade até os diasde hoje, quando duas classes sociais dominam o cenário. Com a habilidade de quem manejavam com eficiência instrumentos de análise socioeconômica muito originais na época, os autores relatam o fenômenoda globalização, a história de ontem, mas parece dizer de hoje.
O desenvolvimento do capitalismo criou forças produtivas. A a produção mundial é agora algo que nunca foi visto na história dahumanidade. A revolução tecnológica e científica. Sem qualquer humildade, o Manifesto atribua aos comunistas mais decisão, avanço, lucidez e liderança. Para os socialistas, a apropriação pessoal dos...
tracking img